Dentre as várias áreas de atuação, o consórcio iniciou (Março/2013) sua operação com uma Central de Compras que envolve aquisição de produtos e serviços segmentados nas seguintes áreas:
1) Núcleo Agropecuária Peças e Ferragens - Processo de compra de produtos para as lojas agropecuárias das consorciadas (Peças, Ferragens e Utensílios em geral).
2) Núcleo Agropecuária Medicamentos - Processo de compra de produtos para as lojas agropecuárias das consorciadas (Medicamentos em geral).
3) Núcleo Laticínio - Processo de compra de produtos, equipamentos, peças, insumos e embalagens para os laticínios das consorciadas.
4) Núcleo Transporte e Logística - Processo de compra de produtos, serviços, equipamentos, peças e acessórios para os setores de Transporte e Postos de Combustíveis das consorciadas.
5) Núcleo Nutrição Animal - Processo de compra de produtos, equipamentos, peças, insumos e embalagens para as fábricas de ração das consorciadas.
6) Núcleo Supermercado - Processo de compra de produtos (mercadorias) para os supermercados das consorciadas.
A estrutura foi criada com a contratação de profissionais (compradores) oriundos das cooperativas que integram o consórcio e, dessa forma, buscou-se preservar o conhecimento de processos e garantir a cultura cooperativista. Tal iniciativa (central de compras) visa unir operações comuns para a obtenção de ganho coletivo, sem, contudo, interferir nas relações comerciais e contratuais existentes nas cooperativas. Assim, ao invés destas consorciadas atuarem isoladamente na compra de alguns itens predefinidos e comuns às demais, isso é feito pela Central de Compras considerando o montante das cooperativas. Desta forma, os pedidos continuam com faturamento individualizado por cooperativa, porém com o volume total sendo negociado conjuntamente. Vale ressaltar que os demais contatos de cunho comercial, procedimentos e projetos mantidos entre os fornecedores e as respectivas cooperativas permanecem inalterados.