Apresentação

O Consórcio Cooperativo Grupo Cemil (CCGC) se estabelece como estratégia de cooperação e visa unir forças de seis consorciadas que atuam no segmento de café e leite. Estas cooperativas desenvolvem atividades nas regiões Alto Paranaíba, Noroeste e Centro Oeste do estado de Minas Gerais. Atendem mais de 50 municípios e possuem um quadro social acima de 10.000 cooperados ativos. O consórcio cooperativo surgiu com o intuito de praticar a intercooperação (6º Princípio do Cooperativismo) tendo como atividade inicial uma central de compras que movimentou, nos últimos seis anos, R$1,4 bilhão.

A estratégia de cooperação é uma alternativa adotada por várias organizações que pretendem responder aos estímulos empresariais dos tempos atuais. Estes empreendimentos visam criar e manter vantagens competitivas por intermédio da otimização de custos, especialização profissional e sinergia com parceiros que possuem algum diferencial no mercado. O intuito é unir forças para superar obstáculos ou aproveitar oportunidades que individualmente seriam impossíveis de serem alcançadas. Esse propósito motivou a criação do Consórcio Cooperativo CCGC que visa contribuir com a obtenção de benefícios da intercooperação e sustentabilidade das cooperativas de produção consorciadas do empreendimento.

O Estado brasileiro reconhece a formação de consórcio no âmbito da associação de indivíduos, empresas ou governos. Atualmente os consórcios existentes no Brasil se classificam em:

- Consórcio para consumo de bens e serviços,

- Consórcio Empresarial,

- Consórcio de Empregadores Rurais,

- Consórcio de Empregadores Urbanos,

- Consórcio Simples,

- Consórcio Público e

- Consórcio Agropecuário (CCGC).