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O papel dos laticínios na evolução da nutrição ativa

23/02/2022

A nutrição ativa é uma categoria em rápida evolução. Sendo assim, onde está agora e para onde pode ir em relação à indústria de laticínios? O Dairy Reporter teve a oportunidade de conversar com Mike Medina, diretor de marketing de categoria, nutrição especializada, laticínios e marca própria da ADM.

Como evoluiu o espaço da nutrição ativa e onde está hoje?

Embora a nutrição esportiva para atletas e praticantes de exercícios extenuantes não seja nova, o espaço de nutrição ativa tem uma abordagem mais ampla, acolhendo consumidores de diferentes estágios de vida e estilos de vida.

A categoria de nutrição ativa floresceu nos últimos anos, principalmente porque mais pessoas procuram melhorar seu bem-estar holístico, desde metas de curto prazo de controle de peso e bem-estar mental até etapas proativas de longo prazo para um envelhecimento saudável. De fato, nos últimos dois anos, quase 82% dos consumidores globais procuraram melhorar sua saúde geral e 52% disseram que adotaram uma abordagem de saúde de mais longo prazo .

Alimentado ainda mais por mudanças no estilo de vida em torno da pandemia, o consumidor diário está recorrendo a alguma forma de atividade física como forma de reforçar como se sente e apoiar seu bem-estar geral. Globalmente, 41% dos consumidores afirmam que farão mais atividades físicas e 48% estão conscientes de seu bem-estar mental devido ao Covid-19.

Além disso, 61% dos consumidores globais dizem ter se exercitado mais nos últimos dois anos. Isso abre o mercado para novos consumidores de nutrição ativa que buscam alimentos e bebidas convenientes e funcionais para adicionar às suas rotinas diárias e ajudar a apoiar suas metas de bem-estar atuais e futuras.

Historicamente, os produtos esportivos e de performance foram impulsionados pelas aspirações e demandas do consumidor relacionadas à aparência física, força, desempenho, recuperação ou foco. Embora muitos desses aspectos ainda sejam importantes, o espaço da nutrição ativa está permitindo o surgimento de soluções mais inclusivas.

Por exemplo, como o consumidor geral conecta os pontos entre um intestino saudável e o bem-estar geral, o mesmo acontece com o consumidor médio de nutrição ativa. Esta categoria está pronta para novos produtos que vão além das ofertas tradicionais e possuem ingredientes que oferecem benefícios funcionais atraentes, como suporte à função digestiva e imunológica.

Além disso, os consumidores estão cada vez mais procurando ingredientes familiares nos rótulos dos produtos, e a rotulagem limpa está entrando em praticamente todas as categorias como uma tendência dominante. Isso está penetrando no mercado de nutrição ativa porque o consumidor comum normalmente não está tão ciente dos ingredientes especializados que podem entrar em uma bebida esportiva.

Como tal, eles querem ver os ingredientes que reconhecem e entendem. Além disso, a pesquisa mostra que mais da metade dos compradores de nutrição esportiva dizem que a maioria das bebidas nutricionais e de desempenho contém muitos ingredientes artificiais, significando que atletas e consumidores médios são atraídos por produtos que ostentam rótulos limpos e claros, abrindo caminho para novas oportunidades de desenvolvimento neste espaço.
 

O que os consumidores procuram em suas ofertas de nutrição ativa, de ingredientes a formatos?

Produtos ricos em proteínas são de particular interesse para compradores de nutrição ativa. De fato, dos consumidores que afirmam ter se exercitado mais nos últimos dois anos, suas principais compras de produtos nos últimos seis meses para ajudar no exercício incluem barras de proteínas, esportivas e energéticas e alimentos ricos em proteínas prontos para beber (RTD).

Notavelmente, mais opções focadas em laticínios estão surgindo neste espaço, com formatos como iogurtes com alto teor de proteína, sorvete de proteína e bebidas com proteína de leite começando a chamar a atenção do consumidor.

Curiosamente, os consumidores de nutrição ativa consideram uma grande variedade de fontes de proteína atraentes, com a proteína do leite chegando logo abaixo do soro de leite e as plantas como as mais populares.

Isso oferece uma oportunidade clara para as marcas de laticínios deixarem sua marca no espaço de nutrição ativa, seja apoiando-se na proteína de soro de leite mais tradicional ou desenvolvendo ofertas que defendem a inclusão de proteína do leite, proteína vegetal ou uma combinação de ambos.

Ingredientes como probióticos, fibras e vegetais também estão chamando a atenção dos compradores em todas as categorias por seus atributos de saúde associados, principalmente porque as pessoas buscam opções personalizadas.

Pesquisas mostram que a fibra prebiótica é o ingrediente número um que os consumidores desejam adicionar às suas dietas por razões como digestão, controle de peso e saciedade. Além disso, os consumidores estão vinculando os probióticos a uma ampla gama de benefícios potenciais, como suporte para o bem-estar geral, controle de peso e saúde intestinal.

Juntamente com suas associações a vários atributos de bem-estar, os botânicos são atraentes para os consumidores em todo o mundo, pois são familiares, mais próximos da natureza e podem oferecer experiências de sabor distintas. Combinar propositadamente ingredientes botânicos como ingredientes de alfarroba, que são naturalmente doces e contêm fibras, com bióticos e proteínas pode diferenciar ofertas de nutrição ativa como shakes, barras e iogurtes, atraindo consumidores com perfis sensoriais intrigantes e atributos personalizados.

Além disso, os consumidores de nutrição ativa e com mentalidade holística de hoje estão buscando aplicativos que não estejam apenas vinculados à recuperação do exercício, mas também apoiem um estilo de vida saudável, e desejam que esses formatos se encaixem convenientemente em suas vidas cotidianas.

Iogurtes de colher, “alimentos de verdade” e formatos para viagem – incluindo frutas, vegetais e lanches – bem como bebidas prontas para beber, estão entre as principais aplicações que os consumidores gostariam de ver posicionadas para apoiar um estilo de vida saudável.

Indo de mãos dadas com o fascínio de ingredientes e formatos novos e emergentes, os consumidores também não estão mais aceitando produtos de nutrição ativa que são calcários ou arenosos. Além disso, uma experiência sensorial agradável pode ter um impacto profundo em como as pessoas se sentem, ajudando a apoiar os aspectos mentais e emocionais do bem-estar geral.

Além disso, a experiência sensorial é fundamental na retenção do comprador, bem como na adesão do consumidor aos programas nutricionais e hábitos alimentares. Ao usar ingredientes à base de plantas de alta qualidade, como as misturas de proteínas vegetais da ADM, bem como feijões, leguminosas, nozes e sementes, os formuladores podem obter ofertas saborosas e proteicas. Além disso, a fibra é uma peça-chave para muitos produtos de nutrição ativa, e nossa solução de fibra solúvel dietética permite uma nutrição positiva, ao mesmo tempo em que suaviza o sabor e a sensação na boca em todas as formulações.

Bebidas lácteas misturadas, em particular, são opções fantásticas que preenchem as caixas nutricionais e sensoriais para os consumidores. Por exemplo, as bebidas lácteas misturadas emergentes no mercado estão incluindo ingredientes saudáveis, como grãos e feijões, nozes, sementes, frutas e legumes, com produtos lácteos e funcionais, como fibras, para ofertas de nutrição ativa à base de laticínios deliciosas e nutritivas.
 

Quais são as oportunidades de crescimento para as ofertas de laticínios em nutrição ativa? O que há de novo e o que está no horizonte?

O espaço de nutrição ativa está se tornando cada vez mais pessoal, com os consumidores buscando opções personalizadas que atendam aos seus objetivos e necessidades específicas. O surgimento de misturas de proteínas, sejam laticínios com uma proteína vegetal como a ervilha ou uma combinação de várias proteínas vegetais, como ervilha e grão de bico ou feijão branco, está abrindo caminho para o desenvolvimento de novos produtos nessa categoria.

As misturas são particularmente atraentes para formuladores e consumidores, pois ajudam a obter o sabor e a textura desejados e também podem impactar positivamente o conteúdo de proteína de um produto, bem como a diversidade de proteínas. Veremos essas misturas se tornarem mais proeminentes em shakes de proteína prontos para beber, pós e até guloseimas congeladas.

Também estão no horizonte ofertas de nutrição personalizadas mais direcionadas para crianças. Os novos produtos que chegam ao mercado estão se concentrando mais nos formatos, sabores e cores que atraem jovens atletas e ajudam a apoiar o estilo de vida diário de crianças ativas. No entanto, há espaço e demanda para inovação. Especificamente, à medida que os pais se tornam mais conscientes da importância dos alimentos para sustentar seus próprios microbiomas, eles procurarão produtos que façam o mesmo por seus filhos.

Por exemplo, deliciosos iogurtes com sabor de chocolate, baunilha e frutas silvestres e shakes embalados com misturas de laticínios e proteínas vegetais, juntamente com ingredientes funcionais, como probióticos e fibras prebióticas, estão conquistando pais e filhos.

Acima de tudo, esses produtos devem ser divertidos e saborosos, satisfazendo as expectativas das crianças por diversão e sabor e os desejos dos pais de garantir que seus filhos recebam os nutrientes de que precisam.

Fonte: milkpoint