Notícias

10/10/2013 - Coopervap promove em parceria com a Cemil o 5º Workshop do leite

09/03/2016

10/10/2013 - Em sua primeira edição fora da cidade de Patos de Minas, o 5º Workshop Cemil atraiu um público recorde. Cerca de 500 pessoas entre profissionais técnicos, produtores e estudantes universitários de cursos voltados ao agronegócio estiveram presentes no evento e tiveram a oportunidade de assitir palestras direcionadas aos elevados padrões da qualidade da matéria prima.

O evento aconteceu graças a parceria entre as cooperativas COOPERVAP, COOPATOS, COOPA e COMADI, cujo objetivo primordial foi o de levar aos membros da cadeia produtiva uma maior otimização do trabalho na captação de um leite de qualidade.
O Sr. João Bosco Ferreira, Presidente da Cemil abriu o evento dando boas vindas a todos e falou da importância da “qualidade” tema do 5º Workshop Cemil. O anfitrião Sr. Edmundo Antônio de Sá, Presidente da COOPERVAP, falou da importância do evento para a classe produtora de leite reafirmando que a “qualidade é um caminho sem volta”.
Também estiveram presentes o Sr. Pedro Francisco Ferreira – Presidente da COOPATOS, Sr. Renato Nunes – Presidente da COOPA, Sr. Sandro Angelo – Vice-Prefeito de Patos de Minas e o Sr. Carlos Naimeg – Secretário de Agricultura de Patos de Minas, entre vários outros diretores das cooperativas afiliadas a Cemil.

Ainda pela manhã aconteceu a apresentação do CCGC – Consórcio Cooperativo do Grupo Cemil pelo sr. Nidelson Falcão. Logo após aconteceu a primeira palestra, abordando a  composição química e microbiológica do leite, prevenção e detecção da mastite, procedimentos higiênicos na ordenha e conservação adequada, limpeza e sanitização de equipamentos e instalações.
A Microbiologista Laysse Junia falou sobre Microorganismos psicotróficos no leite, danos no produto acabado e prejuízos na indústria.
A última palestra do dia ficou por conta do Dr. Laerte Dagher Cassoli (USP/ESALQ/Clínica do Leite) apresentando os Impactos da falta de qualidade na propriedade leiteira, prejuízos econômicos e sanitários e perdas de produtividade.
As palestras tiveram como foco a importância da matéria prima de qualidade em todos os seus processos, bem como os impactos e os prejuízos econômicos da ausência dessa qualidade para todos os membros da cadeia produtiva do leite, em especial aos produtores.
A participação dos cooperantes de Paracatu foi expressiva, graças a uma iniciativa da diretoria da COOPERVAP que autorizou a contração de transporte para buscar as comunidades pertencentes ao comitê educativo.
Ao final do evento, o presidente da COOPERVAP, Edmundo Antônio de Sá agradeceu a diretoria da CEMIL, aos palestrantes pelo nível das apresentações  e em especial aos cooperantes pela presença.

Fonte: http://coopervap.com.br/coopervap/?p=1790

Veja como foi: