Notícias

Cemil conquista certificação internacional de segurança de alimentos

16/01/2019

A obtenção do certificado representa uma importante conquista na gestão de riscos voltada à segurança dos alimentos.

Desde a sua fundação, em 1993, a Cemil sempre prezou pela qualidade e segurança dos seus produtos e pela saúde e bem-estar dos seus consumidores. Agora, a empresa deu mais uma passo na direção desse compromisso, com a conquista da certificação FSSC 22000, uma norma internacional adotada pelas maiores empresas com atuação na indústria de alimentos e bebidas.

A certificação FSSC 22000 assegura o cumprimento de requisitos de segurança de alimentos, ao longo de toda a sua cadeia produtiva. Dessa forma, ela é buscada por empresas da cadeia de fabricação de alimentos que desejam atestar a conformidade de seus processos em relação à segurança de alimentos, desde a captação da matéria-prima até a mesa dos consumidores. No caso da Cemil, foram certificadas todas as linhas UHT, abrangendo os seguintes produtos: leites longa vida, bebidas lácteas aromatizadas e creme de leite.

Na perspectiva dos clientes, a obtenção da certificação é muito positiva, pois a norma atua como um selo de segurança, que indica para o consumidor que os produtos fabricados pela Cemil são confiáveis, seguros e não apresentam riscos à sua saúde e bemestar.

Na perspectiva da empresa, a conquista do certificado representa o aperfeiçoamento dos processos produtivos, a redução de riscos, uma melhor interação entre os elos da cadeia produtiva, maior credibilidade e competitividade no mercado. Por ser uma norma reconhecida internacionalmente, a FSSC 22000 abre à cooperativa novas fronteiras de negócios: “A Cemil, mais uma vez, investe em segurança dos alimentos. E, agora, com a conquista da certificação FSSC 22000, nos colocamos em situação de igualdade com grandes players da indústria global de alimentos”, afirma o Diretor Presidente da Cemil, Vasco Praça Filho.

Desde 2014, a Cemil já vinha trabalhando seu sistema de gestão com foco nos requisitos da norma ISO 22000, o que permitiu à empresa ir se preparando para atender aos requisitos específicos do sistema FSSC 22000. O processo de certificação foi abrangente e envolveu diversas áreas da cooperativa como Qualidade, Produção, Manutenção, Almoxarifado, Expedição, Recursos Humanos, Suprimentos, Engenharia e Planejamento, Programação, Controle de Produção (PPCP), além de contar com o apoio integral da Alta Liderança.

Para dar uma dimensão da seriedade desse processo, a certificação tem validade de três anos e, anualmente, é realizada uma auditoria de manutenção, para verificar se a empresa pode continuar ostentando o selo.

Sobre a FSSC 22000
A Certificação de Sistemas de Segurança de Alimentos (Food Food Safety System Certification, em inglês) é uma norma internacional reconhecida pela Global Food Safety Initiative, uma entidade não governamental formada por representantes das maiores empresas do setor de alimentos e redes varejistas globais.

Sobre a Cemil
A Cemil é uma das mais importantes indústrias de leite longa vida e bebidas lácteas de Minas Gerais e uma das marcas mais vendidas do país, com produtos distribuídos em 17 estados brasileiros. Está estrategicamente localizada na maior bacia leiteira do país e próximo aos grandes centros consumidores. Seu parque industrial conta com a mais avançada tecnologia disponível em fabricação de laticínios.

Assessoria de Comunicação da Cemil
Responsável: Fabiana Ribeiro
Contatos: (34) 3822-2294
E-mail: fabiana@agenciailustra.com.br

Mais informações:
Clarice Braga
Gerente de Marketing da Cemil
Contatos: (34) 3818-3711 / (34) 99854-9823
E-mail: clarice.braga@cemil.com.br

Amado Jésus Silva
Gerente de Divisão de Qualidade
Contatos: (34) 99684-3150
E-mail: amado.jesus@cemil.com.br