Notícias

Agricultura e pecuária 4.0: os dados são o novo petróleo

07/01/2020

Vivemos em um momento de grandes transformações com o avanço cada vez mais rápido das tecnologias. Com número crescente de dados e informações, velocidade com que as coisas e as mudanças acontecem e a forma como a comunicação se dá entre as pessoas. Essas transformações atingem a todos nós, inclusive, o setor do agro.

Hoje estamos vivendo no mundo 4.0. Mas, o que é o mundo 4.0? É um mundo onde convergem conectividade, digitalização, mobilidade, tecnologias de propósito geral e processamento de dados em nuvem.

A grande transformação que vemos hoje no mundo dos negócios diante do avanço tecnológico bastante acelerado que testemunhamos é: os dados são o novo petróleo.  A conceituada revista The Economist que levantou essa bandeira, dizendo que os dados são o novo petróleo pela riqueza e pela importância geopolítica.

Embora os dados sejam muito diferentes do petróleo, faz sentido pensarmos assim. Anteriormente, o mundo tinha como principal riqueza, a terra, ou seja, quem tinha terras, dominava o mundo. Isso foi o que moveu as grandes navegações, a busca por conquista de novas terras e colonização de novos territórios. O ser humano, desde então, aprendeu a regulamentar a terra para evitar concentrações excessivas.

Depois, o domínio passou para a indústria, ou seja, quem tinha máquinas e capacidade de industrialização, dominava o mundo. Hoje, no entanto, quem tem os dados domina o mundo.

Fonte: MilkPoint