Notícias

Ministra defende segurança alimentar e sustentabilidade na Alemanha

21/01/2020

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou na última semana do jantar de autoridades presentes na 85ª Semana Verde Internacional, em Berlim.

Tereza Cristina foi recebida pela ministra alemã da Agricultura, Julia Klöckner. Antes do jantar de abertura, a ministra participou do Fórum Global para Alimentação e Agricultura (Gffa), evento paralelo à Semana Verde Internacional e organizado pelo Ministério Federal da Alimentação e da Agricultura da Alemanha. No debate, a ministra destacou que a produção agropecuária e a sustentabilidade devem caminhar juntas para atender a crescente demanda mundial por alimentos. E, acrescentou, que essa aliança deve ser feita com base em dados científicos.

“Nossa preocupação é como produzir de maneira sustentável a quantidade de alimentos que o mundo precisa, olhando o mundo global, não olhando nichos de mercados. A ciência é importantíssima, os organismos internacionais precisam estar ativos para dirimir as diferenças e o protecionismo, que também tem que diminuir no mundo”, destacou. “Não conseguiremos trabalhar sem dois pontos fundamentais caminhando juntos: a segurança alimentar da nossa produção e a sustentabilidade ambiental. Esses dois eixos não conseguem trabalhar se não estiverem juntos, isso é o que o Brasil tem feito”, completou.

Ao responder a questionamentos, a ministra afirmou que a agricultura “não pode ser considerada a vilã das mudanças climáticas”, lembrando que é preciso que se considerem os efeitos das matrizes energéticas de fontes não renováveis.

A produção sustentável de alimentos saudáveis e seguros foi o foco da participação da ministra Tereza Cristina na 85ª Semana Verde Internacional. Em seminário na Embaixada do Brasil, o Ministério apresentou documento com diretrizes sobre a experiência brasileira na agricultura sustentável, que agregam aumento da eficiência com respeito a uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo. As diretrizes são debatidas na Semana Verde, que reúne cerca de 200 ministros e secretários de agricultura do mundo.

Fonte: imprensa@agricultura.gov.br