Notícias

FAO: índice de preços de alimentos voltou a cair em março

07/04/2020

O índice de preços globais de alimentos da Organização das Nações Unidas pela Agricultura e Alimentação (FAO) atingiu 172,2 pontos em março, 7,8 pontos (4,3%) menos que em fevereiro. Foi a segunda queda mensal consecutiva. Em relação a março de 2019, porém, o resultado ainda representou uma alta de 4,6 pontos (2,7%). Segundo a FAO, boa parte do declínio ante fevereiro foi motivado por contrações de demanda derivadas da pandemia de coronavírus.

“Embora a mais recente queda nos preços tenha sido mais acentuada para óleos vegetais e açúcar, os outros subíndices também registraram valores mais baixos em março”, diz relatório divulgado pelo órgão.

O subíndice de óleos alcançou uma média de 139,1 pontos em março, queda de 19 pontos (ou 12%) na comparação com fevereiro e menor patamar desde outubro de 2019. Segundo a FAO, a baixa foi puxada pelo óleo de palma, mas os óleos de soja e de canola também recuaram.

O indicador de preços do açúcar atingiu uma média de 169,6 pontos em março, com queda de 40,1 pontos (19,1%) em relação a fevereiro. Segundo a FAO, medidas de isolamento da população em diversos países reduziram a demanda por açúcar e influenciaram o resultado, que também foi contaminado pelo tombo do petróleo.

O indicador de preços dos cereais ficou em 164,6 pontos em março, recuo de 3,2 pontos (1,9%) em relação a fevereiro. De acordo com a FAO, apenas o arroz registrou elevação nos preços. “Os valores do trigo tiveram uma média mais baixa em março em comparação a fevereiro, apesar das preocupações com o Covid-19, que impulsionaram a atividade comercial, especialmente nos países do norte da África, e a imposição de algumas limitações de exportação pela Russa. Grandes suprimentos globais, combinados com perspectivas de safra geralmente favoráveis, mantiveram os preços internacionais do trigo sob pressão descendente.”

milho caiu em função da oferta elevada e da queda da demanda, especialmente no setor de combustíveis. “Por outro lado, os preços internacionais do arroz estenderam sua tendência de alta para o terceiro mês consecutivo, atingindo seu nível mais alto desde junho de 2018, impulsionados pelos estoques feitos pelos consumidores”, diz o relatório.

Depois de quatro meses de alta consecutiva, o subíndice de lácteos recuou 6,4 pontos (3%) em março, para 203,5 pontos. E o de carnes caiu 1 ponto (0,6%), para 176 pontos.

Fonte: milkpoint