Notícias

Debate ao vivo: Os novos papéis do cooperativismo

15/04/2020

Buscando sempre levar informações relevantes de forma rápida e dinâmica, a MundoCoop promoveu na última quarta-feira, dia 08 de abril, a primeira entrevista simultânea da série de lives que serão transmitidas ao vivo diretamente no Instagram da plataforma (instagram.com/mundocoop).

Inaugurando essa tendência da comunicação, a primeira live, mediada pelo Diretor da MundoCoop, Luis Cláudio Silva, contou com a participação do professor, autor e palestrante José Luiz Tejon Megido e contabilizou mais de 600 pessoas, de todo o país e do mundo, acompanhando o debate a respeito da importância do cooperativismo no atual cenário global.

Tejon iniciou explicando que a cooperação é indispensável para a superação de toda e qualquer crise, mas, principalmente, influenciará a questão pós a pandemia do Covid-19, onde a reorganização mundial será necessária e o cooperativismo imprescindível para que haja sucesso nesse processo, graças a sua visão a longo prazo que consegue medir e dimensionar riscos. “O que mais me admira é a capacidade do cooperativismo de não abandonar as pessoas”, acentuou.

Luis Claudio, concordando, seguiu ressaltando que: “são nas grandes crises que surgem as grandes soluções!”. Hoje, a sociedade só escuta e fala sobre cooperação, pois sem ela, não conseguiremos vencer e enfrentar um dos maiores desafios já vistos quando se fala em saúde. “Na visão da MundoCoop, o cooperativismo é um dos setores da economia que mais poderá ter aproveitamento pós Covid-19, pois hoje todo mundo fala um pouco do que nós já fazemos há 200 anos”, completou. 

Seguindo a conversa, discutiram a importância da produção e abastecimento de alimentos para o mundo. Vale ressaltar, que quando se fala em agro, o cooperativismo representa quase metade de tudo que é produzido no Brasil. E é errado quem pensa que esse fluxo e demanda não ajudará na economia mundial, quanto maior a rotação do ramo, maior o auxílio no movimento econômico. “Alimentos são essenciais e o ramo do agronegócio, com certeza, vai ser o menos afetado em meio a pandemia. O abastecimento é primordial”, acrescentou Tejon.

Entre debates, comentários e opiniões, um dos assuntos mais aclamados e discutidos na entrevista foi a relação humana do cooperativismo com a sociedade e a necessidade da intercooperação para enfrentar a crise. E com esse pensamento, Luis Claudio ressaltou “A crise serve para entender como precisamos nos unir para um futuro melhor”.

O Diretor da MundoCoop fez questão de apontar que na história, durante um grande conflito, surgem novas formas de liderança e questionou se o cooperativismo poderia assumir esse papel no mundo. Tejon, analisando o crescimento cada vez mais rápido do movimento cooperativista retrucou que hoje, se juntarmos todas as cooperativas do mundo, vamos nos deparar com uma grande margem de lucro, pois onde tem uma cooperativa, tem uma visão única de união e liderança, que se faz assim pela cooperação de um grupo e não uma visão individual. “O cooperativismo é muito importante para sociedade e tem que ser bem liderado”, acrescentou.

Não é de hoje que imprevistos acontecem. O mundo é feito de surpresas e nem sempre positivas, porém, o cooperativismo sempre está disposto a revolucionar e fazer o que for necessário para vencer os desafios, combater as dificuldades e tornar o mundo um ambiente mais unido e cooperado. “Quanto mais cooperarmos, mais vamos conseguir superar as incertezas que irão aparecer na sociedade, pois elas vão acontecer e não tem como alterarmos isso”, pontuou Tejon. “O mundo precisa mais do cooperativismo, que o cooperativismo do mundo”, finalizou.

Continuidade

Com o objetivo de fornecer informação e opinião com qualidade, a MundoCoop irá iniciar um novo projeto onde serão realizadas uma série de lives, no instagram e na plataforma Webinar, que trarão personalidades representativas,  com entrevistas exclusivas, debates dinâmicos e discussões sobre todos os assuntos que você precisa saber.

A MundoCoop agradece a todos os leitores fiéis que acompanham o universo cooperativista na palma da mão. Agradecemos, especialmente, a todos os espectadores que participaram e interagiram com a nossa estreia!

Os dias e horários das próximas lives serão publicados em nossas plataformas, incluindo: site, boletim informativo, redes sociais e aplicativo. Fiquem atentos e não percam!

Fonte: mundocoop