Notícias

Crise do coronavírus pode culminar no abate de milhares de vacas

05/05/2020

O governo do Reino Unido está considerando um auxílio aos produtores de leite, depois dos avisos de que dezenas de milhares de vacas podem ser abatidas. A demanda por produtos lácteos no setor de hospitalidade caiu com o fechamento de muitos cafés e restaurantes. 

O Departamento de Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais disse que havia relaxado o direito da concorrência para ajudar o setor lácteo. Os produtores também podem acessar as medidas de apoio financeiro existentes.

O surto de coronavírus causou problemas para a indústria de laticínios, com alguns produtores obrigados a descartar o leite. Fontes indicaram que as autoridades agora estão analisando a possibilidade de um fundo de dificuldades, que pode assumir a forma de um pagamento por tempo limitado para produtores afetados.

O ex-secretário de meio ambiente, Owen Paterson, disse: "Há uma necessidade urgente de algum tipo de fundo de dificuldades para os produtores que estão temporariamente sem mercado para o leite, para evitar que as vacas sejam abatidas".

O deputado conservador Sir Geoffrey Clifton-Brown disse que acreditava que um pagamento direcionado e com prazo limitado poderia custar de 10 a 20 milhões de libras (US$ 12,44 a US$ 24,88 milhões). "Não quero ver dezenas de milhares de vacas abatidas desnecessariamente devido ao coronavírus", disse ele.

O presidente do comitê selecionado dos Assuntos Galeses, Stephen Crabb, disse que entendeu por que o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra) queria reservar um tempo para avaliar o problema, mas "chegou a hora da ação". "É necessário disponibilizar algum tipo de pagamento para os produtores mais afetados".

Ele acrescentou: "A questão do abate foi levantada pelos produtores locais. Não parece que isso acontecerá amanhã, mas, se a ação certa não for tomada, pode ser uma consequência a longo prazo".

Chris Loder, o deputado conservador de West Dorset, disse: "O governo deve agir urgentemente para fornecer um fundo de dificuldades e apoiar os produtores de leite, para evitar qualquer abate do rebanho nacional".

'Tempestade perfeita'

Entende-se que, durante recentes teleconferências, os membros da indústria criaram um "cenário do dia do juízo final" de 80.000 vacas sendo abatidas — em um rebanho nacional de quase dois milhões.

No entanto, esse número foi subestimado por alguns, incluindo Sir Geoffrey Clifton-Brown, que o descreveu como "altamente improvável".

A queda na demanda do setor de hospitalidade está ocorrendo quando a produção de leite do Reino Unido se aproxima de seu pico sazonal anual. Phil Langslow, presidente da Federação de Comércio de Provisões, descreveu a situação como uma "tempestade perfeita".

Langslow, que também é diretor da County Milk Products, estima que 20 milhões de litros de leite líquido por semana normalmente entrariam no serviço de alimentação, com apenas cerca de 20% desse mercado ainda viável durante o atual bloqueio.

Em uma carta aos deputados na semana passada, o Sr. Eustice disse: "Entre 5% e 10% da produção total de leite vai para o comércio de serviços de alimentação e, portanto, há uma pequena proporção da produção de leite que atualmente não tem destino. "A maioria dos 10.000 produtores de leite da Grã-Bretanha continua fornecendo seus contratos pelo preço usual".

Mas a carta de Eustice atraiu críticas de algumas figuras do setor. "Não ouvi um único produtor que achasse isso exato", disse Joe Stanley, vice-presidente da Leicestershire NFU. Ele alegou que o governo havia "subestimado muito" o problema.

Um porta-voz da Defra disse que o governo estava trabalhando em estreita colaboração com a NFU, a Dairy UK e outras partes interessadas. "Já relaxamos as leis da concorrência para permitir que a indústria de laticínios redirecione o excedente de leite e se adapte às mudanças na cadeia de suprimentos."

"Saudamos também a iniciativa dos fornecedores de leite e seus produtores de reduzir temporariamente as quantidades que estão produzindo, através de uma variedade de opções, para que, quando a demanda retornar, ela possa ser atendida pelos nossos produtores de leite.”

"Continuaremos trabalhando com a indústria para entender os possíveis impactos sobre os produtores e incentivá-los a acessar o pacote existente de apoio financeiro do governo disponível".

Fonte: milkpoint