Notícias

Panorama do mercado global de lácteos em maio

11/05/2020

Dustin Boughton, diretor de compras da Maxum Foods, fornecedora de ingredientes lácteos na Austrália e Nova Zelândia, disse que o mercado de laticínios está começando a chegar ao fundo de uma longa "depressão". Isso se deve à menor demanda por queijo manteiga como consequência do fechamento de canais de serviços de alimentação com a Covid-19.

Segundo o relatório mensal da empresa, o relaxamento dos bloqueios sanitários será escalonado e descoordenado. Os governos estabeleceram cronogramas diferentes para lidar com os picos de contágio e devem tomar decisões políticas para gerenciar a sobrecarga do sistema de saúde e as consequências econômicas. Isso leva a taxas variadas de recuperação na demanda. Espera-se que os impactos da menor renda e as limitações de viagens de negócios e turismo mantenham a demanda moderada.

A inevitável desaceleração na oferta de leite na União Europeia (UE) e nos EUA não afetará tanto a demanda. Os custos de alimentação estão baixos, mas o clima continuará influenciando fortemente as margens e as decisões tomadas na fazenda, à medida que os produtores lidam com uma menor renda do leite.

Boughton disse que as ações comerciais anunciadas até o momento para reduzir o excesso de leite e produtos lácteos parecem ter efeito apenas limitado e também não aliviarão s pressões. Esses impactos continuarão a gerar mudanças nos picos de oferta de leite pós-primavera, nos EUA e na Europa.

Os preços das commodities permanecerão fortemente impactados pelo provável aumento de estoque de leite em pó desnatado, manteiga e queijo, até que haja sinais claros de uma recuperação da demanda na Europa e nos EUA. O impacto na Oceania será atrasado na Oceania, ocorrendo quando os suprimentos aumentarem na primavera.

"A estimulação da exportação de commodities a preços mais baixos para os mercados em desenvolvimento na Ásia e na região do MENA (Oriente Médio e Norte da África) será fundamental, já que essas regiões sofrem seus próprios bloqueios, impactos da recessão global e restrições de viagens", disse Boughton.

Leite em pó desnatado

spot e os futuros enfraqueceram ainda mais em abril, com a queda dos valores nos EUA. O produto da Nova Zelândia é comercializado em comparação com o produto europeu. As compras chinesas ajudaram a manter os preços da Oceania mais baixos. Os preços mostraram alguma estabilidade nas últimas semanas, à medida que os sinais de demanda melhoram.

Leite em pó integral

Boughton disse que os valores spot diminuíram até abril, impactados pelos efeito da destruição da demanda na UE e nos EUA. A demanda da China e dos países produtores de petróleo também diminuiu e os volumes da Nova Zelândia caíram devido ao encerramento da temporada de produção e aproximação do inverno.

Queijo

O comércio de queijos aumentou em relação ao ano anterior desde outubro de 2018 e cresceu 4,3% nos 12 meses até fevereiro.

Os preços nos EUA caíram significativamente em março e abril, com o fechamento de canais de vendas, em particular serviços de alimentação. "Uma lenta recuperação está em andamento, à medida que a demanda melhora constantemente", disse Boughton. As quedas no mercado da UE têm sido menos graves, devido a uma menor exposição dos serviços de alimentação.

Manteiga

Os preços spot dos EUA caíram, sendo negociados mais baixos do que no início de março, com a produção de leite aumentando enquanto os bloqueios enfraqueciam a demanda por manteiga e creme. Os valores da UE também caíram significativamente, mas não tanto quanto nos EUA, devido a menor exposição do serviço de alimentos, enquanto os preços spot da Nova Zelândia mantiveram-se firmes.

Soro de leite

Boughton disse que os preços spot da UE enfraqueceram até abril e agora estão sendo negociados abaixo dos preços dos EUA, que se estabilizaram com a melhor demanda da China e a redução das ações. O comércio de produtos de soro de leite havia melhorado em fevereiro — crescendo 5,4% com relação ao ano anterior. 

Fonte: milkpoint