Notícias

Atualização do mercado global de lácteos para junho

08/06/2020

Dustin Boughton, diretor de compras da Maxum Foods na Austrália e Nova Zelândia, diz que o mercado lácteo “virou a esquina” em maio com a melhora da demanda, já que os bloqueios da Covid-19 começaram a ser flexibilizados na maioria das regiões, enquanto a produção de leite diminuiu nos EUA e na UE. "A reabertura das lojas de serviços alimentícios aumentou a demanda de queijo no curto prazo e trouxe a confiança de que o pior já passou", afirma.

"A força dessa recuperação agora é o foco principal – uma vez que as populações estão livres para deixar suas casas e comer fora, é provável que a realidade do consumo deixe uma grande lacuna nas expectativas", disse Boughton. “A variação na flexibilização das restrições da Covid-19 trará diferentes recuperações nas vendas dos serviços de alimentação, enquanto as viagens de negócios e turismo permanecerão escassas até o final de 2020”, acrescentou.

A atualização observa que a desaceleração da oferta de leite no segundo trimestre afetará parte da queda na demanda. O clima continuará influenciando fortemente a produção de leite, mas os pagamentos do governo dos EUA aos produtores apoiarão as margens e poderão incentivar o retorno ao crescimento no terceiro trimestre. As ações comerciais para reduzir o excedente de leite e produtos também reduzirão a produção.

Segundo Boughton, os preços das commodities serão influenciados pelo risco de aumento de estoque de leite em pó desnatado e manteiga, até que haja uma reconstrução significativa da demanda por queijos e manteiga na Europa e nos EUA. Os preços da Oceania serão afetados pela pressão dos estoques da UE disponíveis no terceiro trimestre de 2020.

"O forte estímulo à exportação de ingredientes de commodities a preços mais baixos para os mercados asiáticos e na região do Oriente Médio e Norte da África (MENA) será fundamental para as perspectivas", observou ele. "Essas regiões estão enfrentando seus próprios bloqueios, decorrentes da recessão global e das restrições de viagens".

"O spot e os futuros de leite em pó desnatado melhoraram em maio, à medida que os valores dos EUA aumentaram, superando os preços europeus", disse Boughton. Os valores da Nova Zelândia diminuíram, mas continuam sendo negociados. 

Os preços dos queijos nos EUA subiram em maio devido à escassez de cheddar, juntamente com a retração na oferta de leite, demanda doméstica no varejo e uma corrida para participar das compras do governo para programas de ajuda alimentar. Este foi o maior aumento em mais de 30 dias na bolsa. "Os valores spot da UE se recuperaram em ritmo mais lento em maio, enquanto os da Nova Zelândia abrandaram", disse Boughton.

O mercado de manteiga da UE se estabilizou e começou a melhorar à medida que os excedentes de creme foram evitados e a demanda de varejo por manteiga permaneceu forte. A diminuição da oferta de leite devido ao tempo seco em alguns dos principais países da UE ajudou. Os valores da Nova Zelândia diminuíram, mas continuam sendo negociados.

"Os preços spot da UE para soro de leite foram variados em maio e continuaram sendo negociados abaixo dos preços dos EUA, que aumentaram com uma melhor demanda da China e do Sudeste Asiático", concluiu Boughton.

Fonte: milkpoint