Notícias

EUA: 25% do leite é produzido em apenas 14 municípios

02/07/2020

Os condados da Califórnia continuam dominando a lista das principais áreas produtoras de leite dos EUA, com 8 na lista dos 14 principais municípios produtores de leite. Esses 14 municípios representam 25% do leite da Federal Order comercializado em dezembro de 2019, de acordo com economistas da Central Federal Milk Marketing Order.

"A magnitude do volume de leite produzido nos oito municípios da Califórnia com mais vendas – mais de 76,65 milhões de quilos cada – supera a maioria de todos os outros municípios juntos", observam os economistas. "Classificando em ordem crescente todos os municípios produtores de leite participantes do mercado da Federal Order, seriam necessários 1.249 municípios menores (84% do total de 1.487) para produzir a quantia dos oito maiores municípios da Califórnia."

Os condados de Tulare, Merced, Kings, Kern e Stanislaus, na Califórnia, estão no topo da lista. No entanto, comparando uma lista semelhante feita a partir de 2017, são observadas algumas mudanças dinâmicas. O Condado de Tulare, embora ainda seja o número 1, viu a produção cair cerca de 4% em relação a dois anos atrás. O Condado de Merced, número 2, viu a produção cair quase 10%. King, Kern e Stanislaus viram a produção aumentar em relação a 2 anos atrás.

Em 2017, eram necessários apenas 13 municípios para produzir 25% do leite do país. Os novos 25% da lista de produção em 2019 foram Hartley, Texas e Madera, Califórnia. Chávez, MN, saiu da lista.

Os economistas também observam que a produção de leite nos Estados Unidos permanece altamente concentrada, com apenas 58 municípios que produzem leite dentro do sistema Federal Milk Marketing Order, representando 50% da produção. Isso representa apenas 3,9% de todos os municípios dos mercados de leite da Federal Order.

Fonte: milkpoint