Notícias

Bahia: contra Covid-19, produtor de leite faz lockdown na fazenda

07/07/2020

A pandemia da Covid-19 alterou a rotina de diversas propriedades rurais Brasil afora, e a fazenda Bandeira do Acará, em Nova Canaã, sudoeste da Bahia, foi além: implantou seu próprio lockdown.

Localizada na zona da maior bacia leiteira da Bahia, o Território Médio Sudoeste, que produz cerca de 240 mil litros de leite de vaca por dia, a fazenda Bandeira do Acará abriga 14 pessoas de 5 famílias, a da proprietária, Dyone Vieira Matos, e seu filho e gestor da fazenda, o agrônomo Marcelo Matos, e dos funcionários.

Marcelo Matos disse que fez um acordo com os funcionários para que ninguém saísse do local.

A porteira da fazenda está trancada com cadeado e corrente, e só é aberta para receber entregas de mercadorias diversas para as famílias e os trabalhos da propriedade rural, encomendadas no atacado e pagas pela internet.

“Os entregadores só entram com máscara e têm que lavar as mãos com detergente e higienizar com álcool em gel antes de iniciar a carga (de leite ou de gado) ou a descarga (de insumos). Vamos nos esforçar para a doença não entrar aqui, até que tenhamos uma vacina segura”, disse Marcelo Matos.

A cidade de Nova Canaã, de 16 mil habitantes, tem 22 casos confirmados da doença, sem registro de mortes. “Quando alguém daqui tem uma necessidade inadiável de buscar algo ou ir à cidade, eu vou ou levo, usando máscaras e mantendo distanciamento social”, disse Matos.

Na fazenda tem uma casa distante 500 metros das demais, mobiliada, com água, energia e internet instaladas, para isolar alguém, caso contraia a Covid-19. “Além disso, tenho um apartamento reservado na cidade com a mesma finalidade. Em breve, iremos reativar o campo de futebol da fazenda e fazer cavalgadas para aumentar as opções de lazer. Como estamos isolados, podemos fazer isso”, completou o agrônomo.

Fonte: milkpoint