Notícias

EUA comemora implantação do Acordo EUA-México-Canadá (USMCA)

07/07/2020

Os líderes da indústria de laticínios dos EUA aplaudiram o Representante Comercial e o Congresso por concluir o Acordo EUA-México-Canadá (USMCA), que entrou em vigor em 1 de julho. Ainda assim, a Federação Nacional de Produtores de Leite (NMPF) e o Conselho de Exportação de Lácteos dos EUA (USDEC) têm preocupações sobre a aplicação adequada do acordo.

"O acordo comercial modernizado é uma prova do tremendo esforço bipartidário do governo e dos membros do Congresso para melhorar as regras comerciais", disseram eles em comunicado. “O USMCA foi projetado para introduzir mudanças significativas no comércio de lácteos EUA-Canadá, restaurar a segurança nas relações comerciais EUA-México e estabelecer proteções importantes para queijos. Dada a importância dessas reformas para o crescimento das exportações dos EUA e a saúde econômica da indústria de laticínios, é fundamental que o Representante Comercial e o Departamento de Agricultura dos EUA utilizem as rigorosas medidas de fiscalização do USMCA para garantir que o Canadá e o México sigam seus compromissos comerciais.”

Isso está ocorrendo logo após o Canadá ter anunciado recentemente alocações de cotas tarifárias (TRQs) que são contraditórias ao acordo, que visam expandir o acesso ao mercado de laticínios canadense.

"À medida que avançam para finalizar essas TRQs, cabe aos EUA insistir no total cumprimento do USMCA", disseram eles. “Quando o USMCA entra em vigor, os produtores e cooperativas de laticínios da América estão ansiosos por um futuro mais brilhante, construído com base neste acordo comercial modernizado. A indústria de lácteos conta com este acordo, cuidadosamente elaborado pelo USTR e com forte apoio bipartidário, para oferecer benefícios tangíveis à nossa indústria durante um período incerto, no qual nossos produtores precisam mais do que nunca de mercados de exportação e oportunidades comerciais adicionais. Para cumprir as promessas da USMCA, o governo dos EUA não pode tirar os olhos do objetivo de garantir que este acordo seja totalmente aplicado e implementado conforme o esperado", disse Jim Mulhern, presidente e CEO da NMPF.

Em relação ao México, a USMCA também fortalece o relacionamento e estabelece novas proteções para produtos, como parmesão e queijo feta.

“Após anos de trabalho árduo da Administração e do Congresso para concretizar esse novo acordo, a indústria de laticínios dos EUA tem o prazer de comemorar o USMCA, exigindo novo acesso aos mercados restritos do Canadá e estabelecendo proteções inovadoras para queijos fabricados nos Estados Unidos no México”, disse Tom Vilsack, presidente e CEO da USDEC. “Se implementado de boa fé e aplicado com diligência, o USMCA trará benefícios positivos para os laticínios e toda a agricultura, pois facilita o fluxo suave de comércio na América do Norte. A implementação das disposições da USMCA não é o fim de nosso trabalho, é apenas o começo, pois continuamos nossos esforços para quebrar as barreiras globais ao comércio justo de laticínios e garantir que esse contrato seja totalmente cumprido.”

Fonte: milkpoint