Notícias

O Justo Sabor da Cooperação

14/07/2020

O homem, a floresta e as águas convivem na mais perfeita harmonia em um pedaço da Floresta Amazônica, localizada no estado do Amapá. Lá, nesse cantinho quase desconhecido do Brasil, fica a primeira cooperativa do mundo (isso mesmo, do mundo) a receber a mais importante certificação de manejo sustentável de florestas do mercado: a Forest Stewardship Council (FSC).

Para receber esse cobiçado selo, a Cooperativa dos Produtores Agroextrativistas do Bailique (Amazom Bai) teve de provar que produz açaí sem danificar a floresta e sem descuidar do bem-estar de cada um de seus cooperados. “Para conseguir a certificação, tivemos de adotar as melhores práticas na área de segurança do trabalho”, recorda o presidente da cooperativa, Rubens Gomes, um senhor de 59 anos, de longas barbas brancas. Animado, ele destaca:

Hoje, nossos cooperados só entram na floresta com capacete, botas e com a faca dentro bainha, para evitar acidentes. Desde então, nunca mais registramos um acidente de trabalho”.

Músico de formação e empreendedor socioambiental de coração, Gomes é um dos fundadores da cooperativa que, com apenas um ano, já coloca no mercado um produto de alta qualidade, alinhado às melhores práticas de conservação socioambiental. Tudo isso, sem falar na importante função social de gerar emprego e renda digna para as comunidades das oito ilhas que compõe o Arquipélago do Bailique.

A Amazom Bai reúne cerca de 98 produtores certificados de 29 comunidades. Juntos, eles conseguem extrair da floresta 2,5 toneladas de açaí por ano.  Tudo isso sem impactar negativamente o meio ambiente. “Por enquanto, estamos comercializando nosso açaí apenas no estado, mas nossa intenção é levar o produto para outros estados e países. Interessados não faltam”.

 

 

Já no fim da tarde, quando deixa a floresta para voltar para casa, Gomes admira o açaí colhido no dia e comemora:  “É uma verdadeira alegria ver nossa cooperativa crescer e ser reconhecida”. Satisfeito com os resultados obtidos, ele sonha em ajudar outras cooperativas a mudarem sua prática de consumo e extração de recursos naturais. “Temos de planejar o uso do que a natureza nos dá hoje para garantir às futuras gerações o direito a terem acesso a essas mesmas riquezas”.


FICHA TÉCNICA DO PROJETO:

Nome da cooperativa: Amazom Bai

Estado: Amapá

Diferencial: primeira cooperativa do mundo a receber a mais importante certificação de manejo sustentável de florestas do mercado: o FSC

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que a Amazom Bai ajuda a alcançar 

Fonte: SomosCoop