Notícias

Nuvem de gafanhotos volta a preocupar produtores gaúchos

21/07/2020

nuvem de gafanhotos que está na Argentina poderá chegar ao Rio Grande do Sul até a próxima quarta-feira, 22, em razão das altas temperaturas registradas no Estado. “Estamos apreensivos mas preparados para o caso de uma eventual ocorrência da praga em território gaúcho. Temos um plano operacional de emergência elaborado com o Ministério da Agricultura”, afirmou o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria da Agricultura do Estado, Ricardo Felicetti.

Por enquanto, a nuvem de gafanhotos está estável, em Corrientes, na Argentina, a 130 quilômetros do município gaúcho de Barra do Quaraí.

Caso os insetos cheguem ao Estado, Felicetti avalia que o potencial de prejuízo é muito grande, especialmente em culturas recém-plantadas como trigo e canola. Além delas, cevada, citricultura e pastagens de inverno para gado de leite e engorda de gado de corte também preocupam.

A orientação é que produtores rurais fiquem atentos à chegada dos insetos e comuniquem sua presença imediatamente à inspetoria de defesa agropecuária da Secretaria da Agricultura ao escritório municipal da Emater mais próximo.

Técnicos do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Alimentar da Argentina (Senasa) monitoram outra nuvem de gafanhotos que se formou no Paraguai e está a cerca de 300 quilômetros da Argentina, na área de Teniente Pico, no departamento de Boquerón.

Com os insetos desta nuvem se deslocando para o sul do Chaco (na confluência da Argentina, Bolívia e Paraguai), a tendência é que entrem em território argentino.

Fonte: milkpoint