Notícias

Danone fecha fábrica em Maracanaú; rumores apontam Betânia como possível compradora

29/07/2020

Danone, maior produtora mundial de iogurte, fechou sua fábrica no Ceará, que funcionava no Distrito Industrial de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. Em nota enviada, a Danone confirmou o fechamento da fábrica, que produzia iogurte e outros produtos lácteos.

Uma fonte do Sindicato da Indústria de Laticínios do Ceará comentou que a decisão da Danone foi tomada por causa da queda das vendas. Outra fonte – que produz laticínios no sertão cearense – também confirmou o fechamento, adiantando que sua empresa passou a comprar uma parte do leite que a Danone adquiria de pequenos produtores do Ceará.

O governador Camilo Santana e seu secretário de Desenvolvimento Econômico, Maia Júnior, foram informados na manhã de ontem (27), do fechamento da fábrica da Danone em Maracanaú.

Uma terceira fonte diretamente ligada à indústria de laticínios revelou que a cearense Betânia Lácteos – empresa líder do setor de laticínios no Nordeste – também já passou a receber boa parte do leite destinado à Danone. A mesma fonte também adiantou que a Betânia está pronta para – depois de uma “compliance” – assumir a gestão da fábrica cearense da Danone.

Nota da Danone 

A Danone enviou às 15h40 a seguinte nota:

"A Danone Brasil confirma o encerramento das operações da fábrica de Maracanaú (CE) como parte de uma readequação estrutural que garantirá maior eficiência operacional para manutenção da sustentabilidade do negócio. A companhia está prestando todo o suporte necessário aos colaboradores para assegurar boas condições de saída, incluindo pacote de benefícios acima do previsto pela legislação com ajuda externa especializada para apoiar na recolocação no mercado de trabalho, bolsa de estudos, extensão do plano de saúde e ajuda alimentação em função do atual momento. A Danone reitera seu compromisso de levar saúde através da alimentação ao maior número de pessoas".  

Uma fonte da Danone disse ao jornal Diário do Nordeste que os equipamentos da fábrica de Maracanaú que produzem iogurte serão transferidos para a unidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais. 

Fonte: milkpoint