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Visão geral do setor lácteo na América Latina: produção, consumo e comércio exterior

11/08/2020

Dados do Observatório da cadeia de laticínios da América Latina e do Caribe mostram que nossa região, com cerca de três milhões de produtores de leite, produz cerca de 78,5 milhões de litros de leite, o que representa aproximadamente 11% da produção mundial deste alimento.

Ariel Londinsky, Secretário-Geral da Federação Pan-Americana de Laticínios (Fepale) comentou no webinar "Comércio Internacional de Laticínios, Oportunidades e Desafios", organizado pela Comissão Nacional de Leite e ProChile, que este volume representa uma produção de leite relativamente estagnada nos últimos anos na América Latina.

“A produção de leite na América Latina até 2014 estava crescendo francamente, mas desde a crise de preços e as várias adversidades pelas quais passamos como setor, praticamente estagnamos, com altos e baixos. Com algumas situações climáticas, com situações de mercado e agora com a pandemia. Sempre houve algo que nos atingiu no nosso teto de crescimento e nos custou crescer nos últimos cinco anos”, explicou.

Para este ano, as perspectivas da Fepale apontaram para o crescimento da produção de leite na América Latina, no entanto, a incerteza causada pela pandemia de coronavírus convidou a refletir sobre o que pode acontecer. "Tivemos uma melhor expectativa de crescimento para 2020-2021, mas primeiro vamos ver como saímos desta pandemia em termos de produção, como ficarão a oferta e a demanda, ambas são afetadas neste ano em particular, antes das conclusões", acrescentou Londinsky. .

Nesse contexto, garantiu que um dos grandes desafios "para uma região com perfil heterogêneo como a América Latina" é formalizar gradualmente a produção primária de leite, o que apresenta problemas nos países andinos e da América Central, onde a informalidade é um elemento presente e quase dominante. Nesse sentido, o Chile se destacou entre os países com a maior proporção de produção de leite processada pela indústria, superior a 90%, garantindo a segurança e a qualidade do leite.

O secretário geral da Fepale também explicou que, no comércio internacional de laticínios, a América Latina tem uma capacidade muito baixa de participar na formação de preços, porque “somos uma região importadora e tomadora de preços, portanto, temos que nos adaptar e mudar nessa situação que tem sido histórica ”.

De qualquer forma, ele ressaltou que a América Latina está inserida e participa cada vez mais da comercialização global de produtos lácteos, tanto na exportação quanto na compra de leite. "Nos dois extremos, temos uma intervenção maior, o que significa que estamos falando de um aumento no consumo de laticínios em nossa região".

Radiografia

O mercado de exportação da região é liderado pela Argentina e Uruguai, representando 56% da região, segundo o secretário geral da Fepale. México, Chile, Nicarágua e Peru seguem com exportações menos significativas.

Em relação à participação das exportações no total produzido, neste caso, o Uruguai lidera, um país que exporta 75% do que produz, seguido pela Nicarágua, exportando 42% da produção doméstica e Argentina que exporta 20% de sua produção, sendo o México o maior importador de laticínios da região, seguido pelo Brasil, Venezuela e Peru.

Com relação ao consumo aparente de laticínios na América Latina, o palestrante lembrou que organizações internacionais e profissionais de nutrição recomendam um consumo per capita mínimo de 150 a 180 litros por habitante por ano e que apenas quatro países da América Latina bebem leite em quantidade suficiente.

"Em nossa região, temos Uruguai (250 litros), Argentina (210), Costa Rica (199) e Brasil (176), países que alcançam esse consumo em média. Depois, há três países em processo de alcançá-lo, como Chile, Colômbia e México, enquanto os demais, em uma escalada descendente, ainda não atingiram e estão longe de atingir esse consumo mínimo, o que deve ter uma leitura dupla. Primeiro, a preocupação de que o nível nutricional mínimo do consumo de laticínios não seja atingido em alguns países da região, mas, por outro lado, a oportunidade de continuar crescendo enormemente em cada mercado doméstico", afirmou Londinsky.

Desafios

Recuperar o crescimento sustentado da produção de leite observado nos anos anteriores a 2014 é o grande ponto de trabalho para os países da América Latina, afirmou o representante da Fepale. "Em alguns, ainda temos espaço para melhorar em qualidade, infraestrutura, gerenciamento de custos e eficiência, outra questão na qual temos muito o que trabalhar".

O Secretário-Geral da Fepale também apontou para as novas dificuldades existentes no comércio, no Codex e nos sistemas de rotulagem, meio ambiente, emissões, pegada de carbono, bem-estar animal e informalidade, todos os requisitos que estão vindo com mais força, especialmente se estivermos olhando para o lado exportador da região. "Cada um deles é um enorme desafio, alguns mais específicos da região e outro globalmente".

Outro ponto mencionado pelo representante da Fepale foram os produtos análogos com o uso incorreto dos termos, especialmente o termo leite em produtos que são feitos a partir de soja, coco ou óleo vegetal, mas que competem e compartilham espaços nos mercados, gerando grande confusão entre os consumidores. "Isso em nossa região é importante, porque nossa legislação não está atualizada sobre esses produtos", identificando alguns nomes preocupantes no caso do Chile.

Ariel Londinsky assegurou que essa estratégia responde a uma análise de mercado sobre a percepção do conteúdo nutricional de um produto de acordo com seu nome. "Se é chamado de 'leite de amêndoa', a percepção positiva é muito alta, enquanto que se é chamado de 'suco ou bebida de amêndoa', a percepção do conteúdo é muito baixa", exemplificou.

Situação atual

Em relação ao panorama atual, Londinsky garantiu que "nossa região não escapa à situação global". Ele acrescentou que "o que podemos ler da situação é que existem distúrbios simultâneos na oferta e na demanda e que eles ocorreram muito rapidamente. Houve respostas do governo para apoiar o consumo e a produção. Como um setor que produz um alimento indispensável para o consumo da população, exigimos respostas de apoio do governo, porque, independentemente da pandemia e situações climáticas, as vacas devem ser ordenhadas duas vezes por dia, portanto esse é um setor com sensibilidade, especialmente em tempos catastróficos como esses ".

Os requisitos sanitários também serão elevados para as indústrias exportadoras. “Certamente os compradores pedirão muito mais certificação. Muito mais rastreabilidade, muito mais segurança e proteção, e embora já o tenhamos cumprido, agora tudo relacionado ao coronavírus é adicionado e, como a indústria frigorífica viu, teve um forte impacto ”.

Compras on-line, pagamento por meios virtuais, a preocupação com a origem, a saúde e a rastreabilidade dos produtos aceleraram o ritmo da pandemia, enquanto a demanda em canais como restaurantes, cafés e serviços de alimentação ainda está sofrendo o impacto do Covid-19. "Não estamos nem perto de recuperar todos os circuitos de fast food e serviços de catering", explicou.

Ele acrescentou que o impacto do Covid-19 será exacerbado pelo legado econômico da pandemia, que provavelmente durará mais, mesmo se os aspectos de saúde pública forem controlados no curto prazo. "Talvez eu tenha uma solução para a situação da saúde em vez de retomar os caminhos econômicos em que viemos pré-pandemia", disse Londinsky.

De qualquer forma, o Secretário-Geral da Fepale apontou que a tendência do consumo de laticínios estava crescendo, talvez haja uma estagnação este ano e tudo indica que a trajetória de crescimento deve retornar daqui para a frente. A questão é quem vai fornecer esse leite ao mundo depois que o consumo for reordenado. A América Latina tem uma tremenda oportunidade para suas unidades de oferta e demanda.

Fonte: milkpoint