Notícias

Premiação cooperativista internacional reforça a importância da nova geração brasileira

14/08/2020

No mundo, são mais de 75 mil cooperativas em 109 países com mais de 260 milhões de associados e um bilhão de pessoas envolvidas com o cooperativismo de crédito. O Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU) se organizou em mais de 60 países com representantes dessas cooperativas e, nos últimos 20 anos, promoveu um fórum envolvendo os jovens, o World Council Young Credit Union People (WYCUP), com o objetivo de estimular a formação de jovens lideranças e premiar participantes que desenvolveram projetos com potencial de causar influência global.

Em 2020, o projeto desenvolvido por Vinícius Mattia, 26 anos, representou a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP no WYCUP e o brasileiro tornou-se o primeiro jovem associado de uma cooperativa a conquistar tão importante premiação internacional.

“O Sicredi já vem participando há tempos e, esse ano, o movimento dos jovens aconteceu de forma virtual, mas ele aconteceu. No WYCUP, tivemos 22 trabalhos em âmbito de mundo inscritos para participarem e, desses 22, sete eram do Sistema Sicredi aqui do Brasil. E entre os três premiados, um foi o nosso associado Vinícius Mattia. Além disso, esse é o primeiro trabalho em âmbito mundial que um jovem cooperativista que não é colaborador ou funcionário de uma cooperativa recebe essa premiação. Então, também é um novo momento dentro desse movimento jovem mundial envolvendo pessoas que não são colaboradores de cooperativas para desenvolver esses projetos ou realizarem ações que merecem premiação”, explica o presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Jaime Basso.

Além de reforçar a importância de projetos sociais e estimular a nova geração a integrar o cooperativismo, a premiação mostra como essa união pode ser positiva para o desenvolvimento tanto do movimento quanto do país. Quer saber mais?

Confira entrevista exclusiva com o jovem vencedor do prêmio, Vinícius Mattia, e o presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Jaime Basso:

MundoCoop – Você se tornou o primeiro jovem associado de uma cooperativa a conquistar o prêmio World Council Young Credit Union People (WYCUP). Como foi participar desse evento, que esse ano aconteceu de forma virtual? O que a premiação representa para você?

Vinícius – Desde que fui selecionado pela Central Sicredi PR/SP/RJ para participar no WYCUP o sentimento foi de muito entusiasmo. Isso, pois sabia que não seria apenas a participação em um evento e que duraria somente o tempo de sua execução. Mas sim, que seria o início de uma aproximação com jovens e demais lideranças do mundo todo que estão engajados no movimento que é o cooperativismo de crédito. O fato de ter ocorrido de forma online não fez com que isso se alterasse, já que pudemos nos conectar da mesma forma e conhecer várias pessoas, além de entender como diferentes iniciativas ao redor do mundo sustentam esse modelo de trabalho de uma forma colaborativa. E a apresentação realizada pelos palestrantes confirmou que temos muito a fazer pela frente para aprimorar cada vez mais a relação entre jovens e suas cooperativas. E ser contemplado com a premiação, representa o reconhecimento e o incentivo tanto para mim, quanto para outros jovens, de que realizar ações, mesmo que pareçam pequenas, trazem impactos positivos tanto para a comunidade onde você vive, quanto em âmbito global. Fiquei muito feliz em participar do WYCUP 2020 e mais feliz ainda em poder ser premiado.

MundoCoop – O que representa para o Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP um jovem cooperado receber essa premiação internacional?

Jaime – Para nós representa uma conquista internacional e toda conquista internacional nos engrandece e nos dá satisfação de pertencer a esse movimento cooperativo como um todo. Todos o trabalhos apresentados por esses jovens em âmbito mundial foram muito bons apresentados. Mas Vinicius foi muito feliz no seu projeto e tivemos a felicidade de, pela segunda vez, ter um jovem da cooperativa sendo premiado.

Então, para nós é sempre motivo de orgulho e, principalmente, nos mostra que estamos no caminho certo e incentivando os jovens a participarem do movimento cooperativo e, cada vez mais, entenderem essa causa para dar a possibilidade de continuidade do empreendimento cooperativo.

MundoCoop – O que é o “Agricultura familiar e alimentos sustentáveis”? É possível medir o impacto do projeto nas comunidades que alcançou? Por que iniciativas como essa são tão necessárias?

Vinícius – O projeto agricultura familiar e alimentos sustentáveis foi a ideia que eu tive para atender ao desafio 90 dias proposto no Summit Jovem 2019 realizado pela Central Sicredi PR/SP/RJ. São temas que eu já trabalho e estudo há algum tempo e acreditei que poderia contribuir de alguma forma com o município de Palotina criando ações que abordassem esta temática. Com a ajuda de muitos parceiros o projeto foi ganhando forma e as ações foram se concretizando. Como resultado direto, tivemos 4 ações distintas que envolveram desde os agricultores familiares, até as nutricionistas e pessoas envolvidas com a merenda escolar, as cozinheiras das escolas públicas e as crianças de uma escola do município. Após o projeto, houve um incremento na diversidade e quantidade de itens adquiridos pela prefeitura para a merenda das escolas e também um reforço para que essa prática seja aprimorada. Iniciativas assim são necessárias para que, mesmo que em proporções que parecem pequenas, mudam realidades através do protagonismo e colocam em movimento constante de reflexão e atitude as pessoas envolvidas. Quero dizer, mesmo que pareçam pequenas, as ações pelo menos fazem com que as realidades não fiquem paradas ou regredindo, se melhorar 1%, já terá sido um avanço.

MundoCoop – Hoje, uma boa gestão de futuro se baseia em uma excelente liderança. Como o cooperativismo impactou a elaboração do seu projeto? Qual foi a sua principal inspiração?

Vinícius – Eu acredito que o cooperativismo tem impactado nas minhas ações desde sempre, porém, este impacto ficou mais evidente após a minha entrada no Comitê Jovem e na Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP. Isso devido a desde então ter sido muito incentivado a realizar várias formações, ações e iniciativas de maneira colaborativa e buscando o desenvolvimento local e o despertar do protagonismo. A Sicredi busca muito isso em nós jovens, que estejamos assumindo posturas de líderes e nos preparando para atuarmos como gestores do nosso empreendimento coletivo. Eu já havia realizado várias ações junto ao Comitê Jovem que colocaram em prova a minha proatividade e a realização do projeto foi mais um reflexo disso. Além disso, o fato de ter muitas pessoas colaborando para que o projeto se realizasse expõe o que o cooperativismo tem de foco central, que é a união para realização de um objetivo. A minha principal inspiração foi já conhecer a temática com que trabalhei e saber de sua importância. A agricultura familiar é uma categoria social muito importante já que produz alimentos em quantidade e qualidade muito significativas para o nosso país. Logo, ações que incentivem estes agricultores serão sempre importantes para que tenham sustentabilidade em seu negócio.

MundoCoop – Na visão do Sicreid, qual o impacto do incentivo do jovem dentro da cooperativa e na sociedade? Como incentivar a participação do jovem impacta no dia a dia da cooperativa?

Jaime – A cooperativa é formada por pessoas e são pessoas que conduzem o cooperativismo. O cooperativismo tem uma história longa e o cooperativismo de crédito no Brasil já tem quase 118 anos de constituição. Muitas pessoas passaram por esse movimento. E o que eu quero dizer com isso? Que as pessoas são passageiras, mas a perpetuidade e a sustentabilidade do movimento cooperativo depende cada vez mais do envolvimento das pessoas. As pessoas vão envelhecendo e os novos vão ter que estar participando para ter a continuidade que o cooperativismo precisa para promover o desenvolvimento dos locais onde estão presentes.

Hoje no Sicredi, entorno de 16% do quadro de associados é constituído por jovens. Para os jovens também, eu acredito que isso é muito importante entender essa causa e conseguir participar disso através de ações. Ser reconhecido e ser premiado dá uma motivação muito grande para os outros jovens participarem. E é isso que nós temos que incentivar cada vez mais dentro da cooperativa. Participar desses concursos, ter um canal dentro da cooperativa para expor ideias e participar efetivamente. É isso que acontece no mundo inteiro e não é diferente conosco.

Essa conquista do Vinícius, eu acredito, que estimula muitos outros jovens a estarem participando desse movimento. Com certeza teremos mais jovens participando nas cooperativas e dentro das cooperativas com trabalhos selecionados para competirem em âmbito mundial. E isso gera aquela corrente positiva dando oportunidade ao jovem expor suas ideias e colocar em prática as ações que julga ser importantes para o desenvolvimento da comunidade em que ele está inserido e com isso contribuindo para um futuro melhor.

MundoCoop – Como as cooperativas podem incentivar a participação do jovem? Qual a importância de estimular esse protagonismo?

Vinícius – Ao meu ver, o exemplo de condução do nosso Comitê Jovem é uma referência para o incentivo de jovens em cooperativas. E esta condução passou por etapas fundamentais e que ficam bem claras quando refletimos sobre elas. Os principais pontos são o incentivo dos diretores e gestores das cooperativas ao trabalho com os jovens associados, a aplicação de formações e o repasse de informações sobre a cooperativa, seu modelo de trabalho e de atuação, a provocação aos jovens para desenvolverem ações e iniciativas e o reconhecimento quando estas provocações são atendidas. Não há um caminho pronto a seguir, já que cada grupo de jovens associados e cada cooperativa terá suas especificidades, mas estes pontos que citei se apresentaram como importantes na nossa construção. Estimular este protagonismo garante a perenidade e a sustentabilidade do empreendimento cooperativo, já que inicia os jovens no caminho da participação como liderança na cooperativa e resultam em uma sucessão gerencial que com certeza é bem mais qualificada do que quando não ocorre.

MundoCoop – Como o cooperativismo mudou sua visão profissional e pessoal?

Vinícius – Além da participação na Sicredi e no Comitê Jovem, já tive contato com outras cooperativas de outros ramos e inclusive trabalhei como assessor de duas cooperativas de agricultores familiares. Ver de perto este modelo de trabalho sempre me fez acreditar que é um caminho a ser seguido, principalmente pelas pessoas ou grupos que não se enquadram, por algum motivo, em diferentes mercados e que individualmente teriam muita dificuldade de se desenvolver. Todo este contato reforçou o entendimento e inclusive retirou alguns preconceitos que eu tinha em relação à participação. Hoje, cada vez mais, acredito que a organização em cooperativas só traz benefícios aos associados, mas também à comunidade onde está inserida e a sociedade em geral.

MundoCoop – Com a pandemia atual, a utilização do ambiente virtual foi c. Você acha que inserir mais a tecnologia dentro das cooperativas é um jeito de chegar nos jovens e assim ampliar o movimento?

Jaime – Com certeza e temos feito isso de uma forma bastante efetiva na cooperativa envolvendo o jovem.  Inclusive, já estamos conseguindo através da tecnologia agora ter uma participação até maior dos jovens do que nós tínhamos antes.  

Conseguimos dentro da cooperativa, o Comitê mulher e o Comitê jovem, ou seja, esses fóruns especializados para as pessoas estarem participando. Anteriormente nós fazíamos reuniões periódicas e reuniões presenciais, mas muitas vezes nessas reuniões presenciais ficavam um pouco difícil reunir todo o grupo e agora, com a tecnologia, em termos de comunicação, a gente consegue reunir esses jovens mais frequentemente.

MundoCoop – O que você diria para os jovens cooperativistas e os que ainda não conhecem o cooperativismo?

Vinícius – Aos jovens que já são associados, aconselharia que façam parte! Parece um conselho estranho, mas o que quero dizer é que simplesmente estar associado não é o suficiente. Uma cooperativa só tem sucesso quando possui o envolvimento e a participação efetiva das pessoas. Então, é necessário muito além do que ser associado. É preciso participar, das assembleias, das discussões, da gestão, das iniciativas e da vida da sua cooperativa. Somente assim, grandes vantagens de ser associado são evidenciadas e o sentimento de pertencimento e de querer que aquele negócio avance é despertado. Em resumo, tenha atitude, aproveite as oportunidades que a sua cooperativa te oferecer e retribua com a sua contribuição, afinal, todos temos direitos, mas também deveres em nosso empreendimento comum. Os resultados vêm por consequência. Aos jovens que ainda não conhecem o cooperativismo eu diria que busquem aos poucos saber do que se trata e procure cooperativas que ofereçam produtos e serviços de seu interesse. Aos poucos e com uma participação efetiva, passará a entender tudo o que este movimento tem a contribuir para sua vida.

Fonte: mundocoop