Notícias

Rebanho leiteiro do Uruguai cresceu 8%

27/08/2020

Os números preliminares do Dicose 2020 mostram uma recuperação de 8% do rebanho leiteiro do Uruguai, apesar das dificuldades que o setor atravessa, carregando uma dívida pesada e muita incerteza nas costas.

Em 2019, o rebanho leiteiro uruguaio era de 767.342 cabeças e cresceu para 829.588 cabeças em 2020, segundo dados primários divulgados pelo Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca nesta semana, com base em uma projeção.

Boa parte desse crescimento foi na categoria de novilhas e houve um menor volume de exportação de bezerros e novilhas para a China em comparação a outros anos. Desta forma, o produtor conseguiu substituir boa parte das vacas que estavam em final de vida produtiva, incorporando novos animais, com um futuro melhor e com maior vida reprodutiva. Não foram divulgados os números da produtividade individual por animal, que certamente devem ser maiores, porque o clima obrigou os produtores a usar mais rações e concentrados.

Por outro lado, segundo dados do Instituto Nacional do Leite (Inale), a remissão de leite para julho subiu 4,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior e foram retirados 1,168 bilhão de litros no acumulado anual. O preço que o pecuarista recebeu em julho foi de 12,31 pesos por litro – apenas 0,5% maior que no mês anterior – ou US$ 0,29 por litro. O setor pagou 168,2 pesos (US$ 3,92) por quilo de sólidos (gordura e proteína), que são insumos básicos dos produtos que produz.

Fonte: milkpoint