Notícias

GENÉTICA DA NOVA ZELÂNDIA: Programa genético para vacas leiteiras

03/09/2020

Um programa genético que visa obter boas vacas leiteiras deve ter uma consideração principal:

"Vacas que nos fazem ganhar dinheiro com sua produção".

 A maneira mais econômica de conseguir isso é através da inseminação artificial com touros que nos permitem avançar com esse objetivo.

O progresso genético é um processo lento, aditivo e permanente.

Será lento, pois o resultado do aprimoramento genético será obtido três anos após o início do programa, dependendo também de um processo de cria e recria bem realizado.

Será aditivo, porque cada geração deve ser superior à anterior e permanente, pois caso a sequência for interrompida, haverá retrocesso genético.

Como devemos selecionar nossos touros em um programa de Inseminação Artificial?

Os touros selecionados devem sempre ser superiores ao valor genético de nossas vacas, o que requer uma boa identificação e registros (sanitários, produtivos, reprodutivos) das mesmas.

Ao selecionar os touros para um programa genético, devemos levar em consideração:

- O sistema de produção;

- O ambiente; e

-O sistema de remuneração do leite.

Em relação ao sistema de produção, basicamente temos três grandes grupos: confinado, semi-confinado e em pastejo.

O ambiente é determinado pela localização, clima, topografia, tipo de solo, a oferta de mão-de-obra e as possibilidades que temos para modificar essas condições.

Finalmente, devemos considerar o sistema de pagamento pelo leite ou sistema de valorização.           

Como e com base em quais parâmetros nosso produto (leite) é pago?

Por volume, por composição (gordura e proteína), por ambos ou pelo próprio produtor que produz e comercializa sua produção (por exemplo: queijos).

Nova Zelândia na produção de leite

A Nova Zelândia é um dos principais produtores e exportadores de lácteos do mundo, exportando 95% do leite produzido por seus 12.000 produtores e suas 5 milhões de vacas.

Os lácteos correspondem por 25% do total de produtos exportados pelo país.

Essa situação os obriga a ter um complexo agroindustrial muito competitivo e eficiente.

Por que usar em nossas vacas um programa de melhoramento genético com touros de origem da Nova Zelândia?

O programa genético da Nova Zelândia é um dos mais desenvolvidos em todo o mundo; nasceu em 1910 e, durante décadas, a eficiência alimentar tem sido a base da seleção de reprodutores.

Em outras palavras, "selecionam-se os reprodutores que melhor convertem o custo dos alimentos em produção".

Como em toda a produção animal, a alimentação é o principal insumo. Mais de 50% dos custos de produção estão relacionados a alimentação das nossas vacas.

O que entendemos por produção?

- Volume de leite, porcentagem de gordura e proteína;

- Vida produtiva e fertilidade; e

- Saúde da vaca.

QUEREMOS VACAS QUE TENHAM CAPACIDADE DE: produzir muito leite com alta porcentagem de gordura e proteína, com longevidade, que tenham muitos partos e tudo isso com muita saúde.

O Programa Genético Neozelandês trabalha com índices que servem como guia na seleção de touros:

1. BW (Mérito Econômico): é um índice que mede o desempenho econômico do reprodutor de acordo com o sistema de pagamento de leite na Nova Zelândia. É um valor que expressa a variação da lucratividade em dólares em relação à produção média das vacas.

COMPOSIÇÃO DO ÍNDICE BW:

 

2. AI (Altos Insumos): É um índice importante na seleção de animais para sistemas confinados e semi-confinados, onde o consumo de pasto é substituído por alimento concentrado. Como resultado, teremos um maior consumo de matéria seca e um aumento na produção. Por sua vez, neste índice há uma atenção especial para qualidade de úbere e à conformação leiteira. Quanto maior o valor de AI, maior a resposta produtiva em sistemas de maior suplementação. 

COMPOSIÇÃO DO ÍNDICE DA AI:

Outras considerações notáveis:

- Nos índices, o peso vivo dos animais tem uma correlação negativa, ou seja, o peso vivo é considerado um valor genético negativo. Vacas mais pesadas são menos eficientes, consomem mais alimento para sua manutenção, são menos férteis e têm menos saúde.

- A base de informações e os índices na Nova Zelândia não fazem distinção entre raças, ou seja, os índices das vacas e dos touros são comparados sobre toda a população de vacas leiteiras do país.

- No Brasil, temos disponibilidade de sêmen das raças Jersey, Holandês e híbrida KiwiCross.
KiwiCross é um sistema de cruzamento entre Jersey e Holandês, que possui composição genética de ambas as raças em diferentes graus, o que gera boa expressão do vigor híbrido ou heterose. O conceito de heterose significa em poucas palavras que: um mais um, é mais que dois.

Fonte: milkpoint