Notícias

Austrália registra queda nas exportações de lácteos até agosto

22/10/2020

As exportações de lácteos australianas caíram no período de janeiro a agosto. As exportações (incluída a fórmula de leite para lactentes) totalizaram 305.700 toneladas no valor de US$ 1,4 bilhão, o que representa uma queda de 7,4% e 11% (respectivamente) no mesmo período de 2019.

Leite em pó e manteiga parecem ter sido os com maiores quedas no período, 6% e 34%, respectivamente. As exportações de queijo ficaram um tanto estáveis: caíram apenas 1,8% para 100.300 toneladas.

Soro de leite derivados fermentados foram as únicas categorias que apresentaram crescimento no período. A oferta de soro de leite recuperou 6,4%, para 23,1 mil toneladas, enquanto os laticínios fermentados aumentaram 10,4%.

Houve quedas marcantes na demanda dos principais mercados de abastecimento da Austrália, impulsionando as exportações gerais do país: China e Japão, que reduziram o consumo de lácteos australianos em 11% e 13%.

Por outro lado, as exportações de lácteos australianas tiveram maior demanda da Indonésia (+9%) e da Malásia (+12%), enquanto o fornecimento da Nova Zelândia aos mesmos mercados nos primeiros sete meses do ano diminuiu.

Produção de volta aos trilhos

Enquanto isso, a produção de lácteos australiana continua se recuperando e as perspectivas para o país continuam boas.

A produção de leite na Austrália em junho, ou último mês da safra 2019/20, foi 4,1% superior ao mesmo período da safra anterior, segundo o Rabobank.

O Rabobank comentou em seu último relatório Dairy Quarterly: “Foi uma história de duas metades. A produção foi afetada negativamente por más condições sazonais no primeiro semestre. Mas as chuvas oportunas em regiões importantes no verão e no outono fizeram com que o leite começasse a se recuperar a partir de dezembro.”

O último relatório de produção de leite da Dairy Australia revelou que os números de julho registraram um aumento de 2,9%. Todas as regiões, com exceção de Queensland, cresceram com a South Australia (+ 4,3%), Victoria (+ 3,8%) e Austrália Ocidental (+ 3,8%) impulsionando o aumento.

Ao mesmo tempo, o Rabobank disse que a Austrália está a caminho de atingir seu melhor fluxo de primavera em três temporadas, que atingirá o pico em outubro. A previsão da produção de leite para a temporada 2020/21 é de crescimento de 2,8%, o que fará com que a produção total de leite da Austrália volte a mais de 9 bilhões de litros.

Fonte: milkpoint