Notícias

Intervenções em países em desenvolvimento podem ajudar a atender à demanda global por leite

22/10/2020

baixo consumo de lácteos é comum entre países de baixa e média renda (LMICs), entretanto, com a projeção de aumento da demanda por leite nesses países nas próximas décadas, há uma oportunidade de melhorar a vida de milhões de pessoas por meio dos benefícios nutricionais oferecidos pelos laticínios. O Feed the Future Innovation Lab for Livestock Systems sediou o "Simpósio MILK: Melhorando a produção, qualidade e segurança do leite em países em desenvolvimento" no Encontro Anual da American Dairy Science Association 2019 para abordar os fatores que causam o baixo consumo de laticínios nos LMICs e discutir estratégias para abordá-los. O Journal of Dairy Science convidou palestrantes a enviar artigos sobre tópicos do simpósio para atingir um público mais amplo.

“O nível de consumo de lácteos é baixo nos LMICs devido à baixa acessibilidade e disponibilidade. Isso é causado por alimentação, manejo e genética inadequados, infraestrutura precária de transporte, refrigeração e processamento inadequados, ambientes de política não conducentes e fatores socioculturais e demográficos”, explicou Adegbola Adesogan, PhD, diretor do Laboratório de Inovação Feed the Future Innovation Lab for Livestock Systems da Universidade da Flórida, EUA. “Esses documentos mostram coletivamente como as intervenções estratégicas podem levar a melhorias marcantes na produção de leite em países em desenvolvimento.”

O simpósio começou revisando a importância dos produtos lácteos nas dietas de bebês, adolescentes, gestantes, adultos e idosos. Forneceu evidências de pesquisas atuais de que o consumo de laticínios não aumenta o risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2; em vez disso, oferecem um importante suprimento de nutrição e funcionalidade que são de particular importância em certas fases da vida.

Volumes projetados de leite (ECM, leite corrigido por energia internacional) que serão produzidos por região em 2030 e aumento percentual em relação aos níveis de 2017 (Rede Internacional de Comparação de Fazendas, IFCN, 2018) CIS = Comunidade dos Estados Independentes: Bulgária, Estônia, Letônia, Lituânia , Romênia, Rússia, Ucrânia (Crédito: Adesogan, AT e GE Dahl. 2020. MILK Symposium Introduction: Dairy production in development countries. J. Dairy Sci. 103: 9677-9680. Https://doi.org/10.3168/jds .2020-18313.)

Os alimentos de origem animal fornecem uma fonte de proteína e micronutrientes de alta qualidade e biodisponibilidade que podem ajudar a diminuir a desnutrição infantil. No Nepal, crianças com mais de 60 meses que consumiram leite eram mais altas e tinham peso maior para a idade e crianças de 24 a 60 meses tinham perímetro cefálico maior, o que é utilizado como medida de cognição.

O simpósio destacou a importância de recursos e educação para melhorar a qualidade e a segurança do leite nos países em desenvolvimento. O simpósio também revisou as causas das doenças de origem alimentar do leite e as implicações econômicas e para a saúde, seguido por uma discussão sobre soluções educacionais e tecnológicas para melhorar a qualidade e a segurança da produção de leite.

Um pacote de treinamento em tecnologia para controlar a mastite foi implementado com sucesso em fazendas de leite de pequenos produtores no Nepal, com resultados que sugeriram a ampliação do treinamento em fazendas além do país. Oficinas de treinamento foram desenvolvidas em Ruanda e no Nepal para ajudar a melhorar a produtividade, qualidade e segurança do leite. No sul da Etiópia, uma intervenção foi projetada para melhorar a higiene e o manuseio do leite, o que resultou em um aumento geral no conhecimento das melhores práticas dos participantes.

O palestrante final enfatizou a sustentabilidade e o impacto ambiental da produção de leite em países de baixa renda. A intensificação sustentável é uma estratégia importante para abordar a segurança alimentar e as mudanças climáticas simultaneamente. Melhorar o potencial genético, nutrição animal equilibrada e qualidade da alimentação são estratégias promissoras.

A crescente demanda por produtos lácteos nos LMICs apresenta uma grande oportunidade”, disse Adesogan. “Esses documentos contribuirão, em última instância, para atender à crescente demanda global por leite e ao cumprimento das Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas relacionadas à redução da fome e da pobreza, melhoria da educação e do emprego e gestão ambiental.”

Os artigos do simpósio foram publicados como parte da edição de novembro do Journal of Dairy Science em: www.journalofdairyscience.org/issue/S0022-0302(20)X0011-7.

Fonte: milkpoint