Notícias

O papel das cooperativas em fazer mudanças: John Holdsclaw compartilha lições dos Estados Unidos

30/10/2020

O vice-presidente executivo de iniciativas estratégicas do National Cooperative Bank foi o orador principal na conferência UKSCS

“Não somos apenas uma instituição financeira, estamos trabalhando juntos para construir uma comunidade”, disse John Holdsclaw, vice-presidente executivo de iniciativas estratégicas do National Cooperative Bank em Washington, na conferência UKSCS. Realizada virtualmente de 1 a 3 de outubro, a conferência explorou ‘As políticas, políticas e práticas dos movimentos cooperativos’.

O Sr. Holdsclaw está no banco há 19 anos. A instituição foi criada pelo National Consumer Cooperative Bank Act de 1978 para atender às necessidades financeiras de um mercado mal atendido. Ela fornece produtos e serviços bancários para cooperativas e seus membros, incluindo cooperativas de atacadistas de alimentos, cooperativas de alimentos, cooperativas de compras, cooperativas de crédito ou cooperativas habitacionais.

De acordo com o mandato do NCB, 35% de todos os seus desembolsos devem ser feitos em comunidades de baixa e média renda. Ao longo dos anos, a NCB investiu em uma série de projetos, incluindo energia limpa, pequenas empresas e moradias populares, expandindo o acesso a alimentos saudáveis ​​e cuidados de saúde acessíveis.

Somente em 2019, o banco comprometeu US $ 352 milhões para iniciativas que atendem comunidades de baixa a moderada renda e desenvolvimento de novas cooperativas, trabalhando com cooperativas de habitação, cooperativas de alimentos e cooperativas de crédito.

“As cooperativas têm uma rica história nos Estados Unidos no que diz respeito a fazer parte de muitos movimentos”, explicou Holdsclaw. Ele passou a falar sobre o importante papel que as cooperativas, como o Progressive Club em Johns Island, desempenharam no movimento pelos direitos civis nos EUA. Estabelecido em 1948 por dois residentes afro-americanos da Ilha, Esau Jenkins e Joe Williams, os programas do clube incluíam uma creche, uma mercearia cooperativa e programas recreativos. No entanto, sua contribuição mais conhecida foi a criação de escolas de cidadania em 1957 para ajudar os afro-americanos a passar nos testes de alfabetização que eram comuns na época como qualificação para votar. A mercearia do Clube Progressivo foi operada com lucro pela organização até 1975. A estrutura do prédio foi severamente danificada pelo furacão Hugo em 1989 e não tinha seguro,Propaganda

“Se tivéssemos mais Clubes Progressivos hoje, não haveria tantos problemas hoje”, disse Holdsclaw.

Na década de 1960, as cooperativas de alimentos não eram elegíveis para programas de empréstimos garantidos administrados pela Small Business Administration. Em 2019, o NCB testemunhou perante o Congresso dos Estados Unidos solicitando mudanças nas regras do SBA. Seguindo o lobby do movimento liderado pela National Co-operative Business Association, as cooperativas foram consideradas elegíveis para o Programa de Proteção ao Cheque de Pagamento da SBA, que fornece empréstimos a juros baixos de até US $ 10 milhões para permitir que empresas e organizações mantenham seus trabalhadores a folha de pagamento durante a Covid-19.

Embora vitórias substanciais tenham sido alcançadas desde os dias do Clube Progressivo, as comunidades negras e latinas continuam em desvantagem econômica. O Sr. Holdsclaw explicou como a crise da Covid-19 estava afetando desproporcionalmente essas comunidades.

As disparidades existentes significaram que as empresas foram afetadas de forma desproporcional pela pandemia Covid-19. Comunidades negras e latinas têm três vezes mais probabilidade de contratar a Covid-19 como comunidades brancas. Além disso, 40% dos trabalhadores essenciais, em sua maioria pessoas de cor, contam com assistência pública, enquanto 20% vivem na pobreza.

Apesar desses números, apenas um em cada dez pequenos empresários negros e latinos que se candidataram a empréstimos de PPP conseguiu obtê-los.

O que a comunidade cooperativa está fazendo para lidar com essas disparidades?

As instituições financeiras de desenvolvimento comunitário, muitas das quais são cooperativas de crédito, também são elegíveis para o PPP. Eles atendem a 10 milhões de residentes de comunidades urbanas, rurais e de reservas de baixa renda nos Estados Unidos e são representados pela federação Inclusiv.

Se os bancos tradicionais estivessem mais preocupados em ajudar seus clientes maiores, as cooperativas de crédito CDFI conseguiam apoiar comunidades que, de outra forma, não teriam obtido empréstimos por meio do programa de PPP. No total, 90 credores de CDFI, 23 deles administrados por pessoas de cor, alocaram 16.892 empréstimos PPP no valor total de $ 1 milhão.

Em junho, a Inclusiv também lançou um Fundo de Subsídio de Resiliência, por meio do qual alocou US $ 655.000 em doações para cooperativas de crédito designadas por minorias e outras cooperativas para apoiar sua resiliência em resposta à pandemia COVID-19.

Por meio do financiamento de PP, o NCB também concedeu 234 empréstimos, a maioria dos quais foi para cooperativas e organizações cooperativas como a ACE Hardware. Os empréstimos recebidos pelas cooperativas ajudaram a preservar 93.000 empregos nos Estados Unidos.

Liderar um movimento pela mudança faz parte da identidade cooperativa, argumentou o Sr. Holdsclaw, que também é o presidente do CDFI Coalition Board, um órgão de defesa que promove o trabalho das instituições financeiras de desenvolvimento comunitário (CDFIs), das quais Inclusiv é uma membro.

“O trabalho das Cooperativas também é se tornarem defensores, não apenas fornecer serviços. É um apelo à ação ”, disse ele.

Com 29.000 cooperativas em diferentes setores operando nos EUA, não há dúvida de que o setor pode ser um catalisador para a mudança. Uma nova legislação cooperativa pode ajudar a pavimentar o caminho para a expansão do setor. Uma proposta legislativa da Califórnia chamada Cooperative Economy Act poderia introduzir a propriedade do trabalhador na economia de gigs no próximo ano. Também se falou sobre um projeto de lei abrangente para cooperativas do Congresso dos Estados Unidos, embora nenhum detalhe específico tenha sido divulgado até o momento.

Fonte: milkpoint