Notícias

Cooperativa de reciclagem implanta horta orgânica em Sergipe

30/10/2020

A Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) implantou em suas instalações uma horta orgânica com apoio do Colégio e Faculdade Amadeus e da Embrapa Tabuleiros Costeiros

Num dos espaços externos da Care, que fica no bairro Santa Maria, em Aracaju, foram instalados plantios de hortaliças em garrafões de água mineral reaproveitados e montados sobre bases de pallets de madeira.

A iniciativa contou com apoio do Projeto de Educação Ambiental e Sustentabilidade (PEAS) do Colégio e Faculdade Amadeus, coordenado pelo professor José Bezerra, e do Programa Embrapa & Escola, com participação, no segundo semestre de 2019, do técnico José Roque, que aposentou no final do ano passado.

O resultado da produção, que inicialmente conta com alface, e receberá em breve mudas de tomate, rúcula e outras culturas em sistema de cultivo orgânico, será completamente revertido em benefício dos quase 60 cooperados, complementando a salada em suas refeições diárias.

O espaço receberá, também, mais componentes de sua estrutura básica, como tela para sombreamento e sistema simples de irrigação. De acordo com Bezerra, a ideia é expandir o cultivo para plantas medicinais assim que possível.

Para a presidente da Care, Socorro Alves, o apoio do Amadeus e da Embrapa foi fundamental para tornar realidade a horta, aproveitando espaço ocioso na cooperativa e trazendo benefícios para os cooperados.

Da Embrapa Tabuleiros Costeiros

Fonte: mundocoop