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Índia: produtores de leite têm ganhos prejudicados com pandemia

13/11/2020

O logotipo da Kaira District Milk Producers Union (Amul) é difícil de perder na cidade de Anand, na província de Gujarat, no oeste da Índia. A sede da Amul ali abriga uma enorme fábrica que produz milhões de litros de leite todos os dias. Depois que a Índia entrou em um bloqueio nacional pelo coronavírus em março, surgiram preocupações iniciais sobre o fornecimento de leite do maior produtor de leite do país. Mas a Amul continuou a produção no mesmo ritmo durante e depois do bloqueio e conseguiu aumentar sua receita em 16%.

Anil Bayati, gerente da fábrica de laticínios AmulFed, uma fábrica da Amul na cidade de Gandhinagar, disse que a preparação da Amul desempenhou um papel importante em seu sucesso durante a pandemia global. "Começamos a nos preparar para um cenário difícil em 11 de março, quando descobrimos que o coronavírus havia chegado à Índia", disse Bayati. “Em primeiro lugar, informamos nossos produtores sobre os cuidados que eles teriam que tomar na entrega do leite, por ser um produto perecível e seu abastecimento não pode ser prejudicado. Fizemos esforços especiais para desenvolver sistemas de saneamento e lavagem das mãos para garantir a compra segura de leite nas aldeias ", acrescentou.

Pramod Kumar Singh, professor do Instituto de Gestão Rural (IRMA) em Anand, Gujarat, disse que a Amul conseguiu tirar proveito da demanda por leite durante o bloqueio. No início do bloqueio, a demanda por produtos Amul, como leite longa vida, disparou quando os consumidores começaram a comprar por pânico.

De acordo com Sandip Patel, um oficial de relações públicas da Amul, os motoristas de caminhão e trabalhadores da fábrica que vieram trabalhar de várias partes de Gujarat e da Índia foram contratados para manter o fluxo de entregas de leite. Para evitar demissões em locais com menor demanda, a Amul realocou trabalhadores para unidades que precisavam de ajuda.

A Amul forneceu aos trabalhadores equipamento de proteção, transporte para o trabalho e outros apoios. A empresa também estabeleceu turnos rotativos de 12 horas para que a Amul pudesse atender às regulamentações governamentais contra o coronavírus, permitindo apenas 50% dos trabalhadores no local. Para prevenir a propagação da infecção, a Amul introduziu medidas para reduzir a interação entre os funcionários, tanto dentro como fora da fábrica. O tempo de carregamento nas aldeias agrícolas foi aumentado para permitir o distanciamento social.

No entanto, no campo, longe das fábricas lustrosas de Amul, as pessoas nas aldeias agrícolas frequentemente têm uma mentalidade diferente sobre a indústria de laticínios durante a pandemia. No vilarejo de Koba, perto de Gandhinagar, os produtores de leite que enviam leite regularmente aos sindicatos distritais de leite continuam trabalhando sem máscaras. Muitos acreditam que o coronavírus é uma farsa para assustar o público.

Os fazendeiros também acham que a história de sucesso de Amul durante o bloqueio não chegou até eles. Em entrevistas, os agricultores expressaram preocupação com os baixos salários, com alguns deles relatando ganhos de apenas US $ 2,00 por dia ou menos.

Ishwar Patel, produtor de leite, disse que o fazendeiro típico gasta mais do que isso todos os dias, apenas para manter uma fazenda. “A vaca ou o búfalo tem que se alimentar bem para produzir um leite rico em gordura e proteínas. No entanto, como os laticínios têm mantido os preços do leite constantes, o produtor acaba ganhando menos”, disse Patel.

 

Muito leite em pó
Bipin Desai, um ex-funcionário de uma fábrica da Amul, acha que uma das razões pelas quais os produtores têm de suportar o peso dos preços baixos é a falta de demanda do mercado por produtos Amul, como leite em pó, que atualmente está com excesso de oferta. "A Amul registrou pouca demanda por seu leite em pó e outros produtos como sorvete, durante os primeiros meses do bloqueio", disse Desai. "Há cerca de 1.000.000 de toneladas de leite em pó no estoque da Amul. A Amul tem que vender isso, e não pode fazer isso porque as exportações pararam e há o desafio de players estrangeiros entrarem no setor de leite em pó", disse Desai, acrescentando que perda é repassada para a compensação dos produtores.

A Amul pediu ao governo indiano um incentivo de exportação de US $ 20 milhões para ajudá-la a descarregar o suprimento maciço de leite em pó.

Desai disse que gostaria de saber por que Amul não oferece um preço mínimo de apoio (MSP) para o leite, que define um preço que garante a sobrevivência dos produtores e é estipulado pelo governo indiano para safras como vegetais.

Os produtores de leite que não seguem o modelo Amul já protestaram anteriormente e pediram um MSP para os preços do leite no passado. “Em vez de pagar incentivos aos funcionários de suas fábricas, a Amul poderia garantir que os produtores sejam compensados por seu trabalho árduo. Caso contrário, a maioria deles deixará a profissão”, disse Desai.

Fonte: mundocoop