As inscrições para quinta edição do Ideas For Milk - Desafio de Startups, competição promovida pela Embrapa, terminam em 22/11. Para participar, basta constituir equipe ou startup, preencher o formulário disponível no site www.ideasformilk.com.br e anexar um vídeo de até 4 minutos com a apresentação da proposta. A ideia deve ser inovadora não necessariamente digital, mas relacionada à cadeia do leite: insumos, máquinas, fazenda, captação, fábrica de laticínios, distribuição ou varejo. Os cinco primeiros classificados disputarão o primeiro lugar durante evento de premiação no dia 11 de dezembro, com transmissão ao vivo pelo canal da Embrapa no Youtube.
Três startups de sucesso do Ideas For Milk
Sávio Filho, 21 anos, estudante de veterinária da Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG), é da equipe vencedora do Ideas For Milk - Desafio de Startus 2019. Eles criaram o Volutech, dispositivo que monitora estado geral do tanque de leite e evita perdas: “Hoje eu e meus amigos somos empresários. Temos um startup com um produto sensacional. E eu nem estou formado ainda”, comemora Sávio. No ano passado, 50% das iniciativas finalistas estão hoje no mercado com suas propostas, segundo a Embrapa Gado de Leite.
A Cowmed, empresa de Santa Maria (RS) que comercializa uma coleira de controle da sanidade animal, também foi finalista nas edições 2017 e 2018 do Ideas For Milk – Desafio de Startups. Para Leo Guedes, a participação na competição impulsionou os negócios. “O Ideas for Milk serviu de vitrine para o mercado. Com o aumento vertiginoso das vendas nosso faturamento aumentou quase 6 vezes e dobramos nossa equipe nos últimos 3 anos porque pudemos mostrar nosso produto inovador: uma coleira que mede o tempo de ruminação, atividade e ócio da vaca e sinais vitais 24horas por dia. E capaz de identificar cio e até mesmo identificar doenças antes do aparecimento de sintomas” comenta Guedes.
Na OnFarm, Piracicaba (SP) e vencedora do primeiro lugar do Ideas For Milk - Desafio de Startups em 2018, o quadro de funcionários quase quadruplicou depois da competição passando de 4 para 14 colaboradores. Segundo Laerte Cassoli, CEO e um dos co-fundadores, as portas foram abertas para o crescimento com o fundo de investimento 10b Livestock que veio depois da competição. A empresa oferece um kit de teste de mastite que faz a gestão remota e celebra a expansão: “Explodimos no mercado. Ter que criar as soluções em um curto tempo é estimulante e se reverte em capital. Os resultados também são para a sociedade, pois oferecemos um produto viável financeiramente para produtor, saúde animal e um leite mais seguro para a as pessoas. Essa revolução melhora a vida do produtor rural e desafia habilidades estimulando a gente e o mundo da inovação do país. Por isso, convido àqueles que têm uma ideia ou startup a participarem do Ideas For Milk - Desafio de startups 2020. Aqui na Onfarm, participar desse ecossistema nos proporcionou um crescimento incrível, tanto do ponto de vista do negócio, mas pessoal como empreendedores" comenta Laerte.
O Ideas for Milk é uma realização da Embrapa Gado de Leite, em parceria com Agripoint, Bovcontrol, Ciatécnica, Texto Comunicação. Conta com o Patrocínio Diamante do Sebrae; Patrocínio Ouro da Tetrapak, Boehringer Ingelheim, TIM; Patrocínio Prata da Vaccinar,FAEMG/Inaes, Sistema Ocemg, Ssistema OCB, Silemg e Patrocínio Bronze da Nestlé, CLAAS, DSM/Tortuga, ABDI, JA Saúde Animal, Piracanjuba, Vivalácteos, Belgo Bekaert, SENAR/GO, ABIQ, Alta Genetics, Abraleite, Verde Campo e Vivare. Apoio da Microsoft, KER Innovation e Revista Balde.
Fonte: milkpoint