Notícias

Austrália: cai participação de Fonterra no mercado

11/12/2020

A participação da Fonterra Austrália no mercado de leite caiu na última década de 20% para cerca de 16% da indústria nacional e a empresa diz que isso é estratégico e não alarmante. O diretor-gerente Rene Dedoncker explicou que os volumes mais baixos foram resultado da saída das coletas de leite de terceiros.

“A Fonterra decidiu focar em um mix de produtos de valor agregado e juntamente com uma primavera chuvosa fora da estação que prejudicou os volumes de leite no pico”, disse Dedoncker. “Temos os volumes certos para administrar um negócio lucrativo e estamos no caminho certo para cumprir nossos objetivos estratégicos.”

Dedoncker disse que houve uma queda de 2,5% da Fonterra na coleta de leite nesta temporada até o momento, em comparação com o aumento de 2,5% na produção de leite para a indústria de laticínios como um todo. 

O analista de mercado Steve Spencer, diretor da FreshAgenda em Melbourne, disse que a Fonterra Austrália reteve 20% do mercado de leite em regiões como a Tasmânia e o sul de Victoria. Mas sua participação na produção nacional caiu quando produtores fornecedores de outras regiões transferiram seus contratos sazonais para outros processadores. A perspectiva atual da Dairy Australia é de crescimento da produção de leite entre 1% e 3% em 2020-21.

produção de ração e as perspectivas climáticas nas regiões leiteiras estão melhorando e os custos com forragem, grãos e água comprada diminuíram. A demanda no varejo por produtos caseiros usados na culinária e panificação aumentou em 2020, enquanto a demanda foi reduzida em canais fora de mercearia.

“A competição comparativamente acirrada pelo leite resultou em outro conjunto de preços relativamente firmes do leite na porteira da fazenda na maioria das regiões, oferecendo a muitas empresas agrícolas esperança de recuperação financeira após as recentes temporadas difíceis”, disse a Dairy Australia em outubro. Spence destacou que o processamento de lácteos na Austrália continua muito competitivo e que a queda na produção de leite consumiu produtos de exportação. 

Agora que o consumo doméstico de lácteos é de 70-75% da produção total, os preços do leite na fazenda são sustentados pela receita de produtos lácteos mais caros, como queijo, manteiga e iogurte. Apesar do prejuízo causado pelos supermercados em leites frescos, os processadores são mais consistentemente capazes de fazer ofertas de preços mais altos do leite.

“As empresas de todo o setor conseguiram pagar preços do leite melhores e mais baixos, observando o código de conduta do setor elaborado recentemente”, disse Spencer. Ele ressaltou que a perda de participação de mercado da Fonterra Austrália ainda resultou dos danos à marca sofridos em 2015-16, quando abriu o caminho para uma recuperação dos pagamentos dos produtores.

Até NZ$ 5 (US$ 3,52) por quilo kg foi adiantado, mas um colapso nos preços globais dos lácteos levou a Fonterra a reduzir fortemente os pagamentos do leite nos meses finais da temporada. Outros processadores fizeram o mesmo e investigações foram conduzidas sobre os preços da indústria de lácteos.

Depois que a Fonterra se retirou das tentativas de crescer por meio de possíveis aquisições da Warrnambool Cheese & Butter e da Murray Goulburn, a maior processadora do Canadá, Saputo, passou a dominar a indústria australiana e definir o ritmo dos preços. Quando foi nomeado, em 2017, Dedoncker disse ter 1100 fazendas abastecedoras e sete fábricas para processar 1,7 bilhão de litros anuais, dos quais 60% ficavam na Austrália e o restante era exportado.

A Dairy Australia disse que a temporada de 2020 viu uma produção de leite de 8,7 bilhões de litros de 5055 fazendas leiteiras. Isso é uma média de 140.000 kg de sólidos do leite por fazenda, semelhante à Nova Zelândia.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

Fonte: milkpoint