Notícias

Cooperativismo presente em conselhos e programas de fomento à agricultura familiar

16/02/2021

O Sistema Ocemg participa de diferentes frentes de apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar no Estado. A organização atua de maneira a defender esse grupo, tendo em vista que agricultores familiares são, em grande parte, associados a cooperativas do ramo agropecuário.

Logo no início deste ano, em 1º de fevereiro, a entidade tomou posse no Comitê Gestor do Programa Estadual de Cooperativismo da Agricultura Familiar (Cooperaf), criado no ano passado pelo Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e é responsável por incluir ações de formação, fomento, crédito e assistência técnica a trabalhadores rurais em economia familiar e cooperativas do segmento.

Foram empossados o analista institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela, e a analista da Gerência de Educação e Desenvolvimento Sustentável Rouzeny Zacarias. Outra frente importante é a participação da organização em encontros do Plano Agronordeste, do Governo Federal. No dia 3 de fevereiro, o Sistema Ocemg participou de uma reunião do grupo, com intuito de incentivar o desenvolvimento dos territórios de Januária e de Salinas, bem como das regiões no seu entorno, sendo pautada a bovinocultura de leite. Criado em 2019, o plano visa impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável no meio rural em 230 municípios do Nordeste e parte de Minas Gerais. De acordo com o Magela, “como a Ocemg tem acento em ambas as iniciativas, a preocupação nas tratativas é o cuidado para que as políticas públicas sejam convergentes em nível estadual e federal para otimizar recursos e facilitar processos, atendendo melhor o público cooperativista”.