Notícias

China corta tarifas de importação de alguns produtos lácteos

01/04/2021

Nos últimos anos, a China decidiu reduzir as tarifas unilateralmente para alguns produtos, incluindo laticínios como o queijo e soro de leite. Isso significa que todos os países que não têm acordos de livre comércio com a China e que pagam tarifa mais elevada, com base nesses descontos, seus produtos entram com tarifa mais baixa.

Dos principais países exportadores, essa situação se aplica à União Europeia, Estados Unidos, Argentina, Bielo-Rússia e Uruguai. Dentre esses, apenas a Nova Zelândia e a Austrália têm acordos de livre comércio com a China e tarifas mais baixas.

 

 

Para a Nova Zelândia, 0% aplica-se a um volume limitado de queijos, 6.788 toneladas. As importações da China que excederem esse volume pagarão o imposto temporário. A partir de 2021, não há mais limitações de volume para as importações de queijo da Nova Zelândia.

A Austrália é governada pelo nível de tarifa mostrado na tabela sem restrições de volume. A China aumentou significativamente suas importações de queijo nos últimos anos. Em 2020, importou 129.265 toneladas de: Nova Zelândia (56%), Austrália (14%), Dinamarca (6%) e de outros países (24%).

Fonte: milkpoint