Notícias

UE anuncia queda no consumo de leite e iogurte em 2021

08/04/2021

Impulsionada pelo progresso da vacinação, a Comissão Europeia espera que as medidas restritivas sejam progressivamente levantadas, permitindo que os serviços de alimentação se recuperem no segundo semestre de 2021.

Isso deve apoiar o crescimento do consumo de queijo na UE. As vendas no varejo podem permanecer fortes, embora em um nível mais baixo do que em 2020. Espera-se que a produção de queijo da UE absorva 21% do leite extra produzido em 2021. A recuperação no serviço de alimentação deve apoiar um crescimento de 1% no consumo de queijo.

Ao mesmo tempo, as exportações de queijo da UE podem continuar crescendo mais 4%, atingindo mais de 1,4 milhões de toneladas (+ 33% nos últimos 10 anos). Os embarques para o Japão e o levantamento temporário de tarifas adicionais impostas a alguns produtos da UE pelos Estados Unidos são vistos como os principais impulsionadores desse aumento. Isso deve permitir que os estoques atinjam níveis normais.

A produção de soro de leite na UE, um subproduto da fabricação de queijos, também pode crescer (+ 2%) graças à boa demanda de exportação impulsionada pela China (para uso em rações e alimentos), as exportações de soro de leite da UE podem aumentar em 5%. O processamento da UE deve absorver 0,6% a mais de soro de leite, principalmente para produtos nutricionais que contribuem para uma maior valorização do leite da UE.

Consumo deve cair

Devido ao surto de COVID-19 e bloqueios impostos, o consumo de produtos lácteos frescos na UE em 2020 retificou sua tendência de queda de longo prazo. Isso se refletiu em um aumento significativo na produção de leite, enquanto a  de creme e iogurte na UE permaneceu relativamente estável. Em conclusão, tanto a produção como o consumo de produtos lácteos cresceram em 2020 1,7% e 1,2%, respetivamente.

Em 2021, é improvável que isso aconteça novamente. O trabalho em home office e o ensino em casa continuados manterão o consumo doméstico e as vendas no varejo altos e limitarão o uso de laticínios em refeitórios e cafés. Além disso, os comportamentos de pânico de compra e armazenamento vistos nas primeiras semanas do surto da Covid-19 em 2020 não devem ocorrer em 2021.

Portanto, a produção de leite e iogurte da UE pode cair levemente em 2021 (-0,5%), enquanto a produção de creme pode crescer levemente (+0,5). O consumo de produtos lácteos frescos na UE pode cair abaixo dos níveis de 2020, mas ainda está 0,5 kg acima de 2019 (83,4 kg per capita). As exportações podem crescer 5%, principalmente para a China (leite e creme para consumo).

Fonte: milkpoint