Notícias

Sistemas de produção de leite e rentabilidade: para onde caminha o Brasil?

12/04/2021

ano começa extremamente desafiador para a produção de leite! Os preços dos grãos seguem altos e com cenário futuro ainda mais desafiador, principalmente para o milho, cuja produção de safrinha (que responde por mais de 70% da produção brasileira) corre riscos de produtividade em função dos atrasos de plantio.

Com isso, os preços futuros (veja no gráfico 1) sinalizam alta e recordes históricos, pintando um cenário difícil para produtores de leite até o final de 2021.

Gráfico 1. Preços passados e futuros do milho grão

Fonte: elaborado MilkPoint Mercado com base em dados do Cepea e da B3

Neste cenário e, também, olhando o futuro do leite brasileiro, há hoje uma forte discussão sobre os caminhos a seguir pela produção brasileira, em termos de sistema de produção.

Cresce, em todas as bacias leiteiras, o Compost Barn e sistemas mais confinados de produção, com resultados expressivos em relação a aumento da produção; por outro lado, há muitos produtores em sistemas baseados em pasto intensivo, também com bons resultados e crescimento.

Alguns questionamentos para o presente e o futuro:

  • Haverá predominância de algum sistema de produção de leite no Brasil?
  • Com o atual o futuro (curto prazo) cenário de preços de grãos, qual o nível de risco de rentabilidade em sistemas confinados, talvez mais dependentes de grãos?

Para discutir estes e outros aspectos, organizaremos no próximo Fórum MilkPoint Mercado On Line uma mesa redonda com profissionais que “sentem as dores” desta discussão na própria pele, produtores de leite que vivem a questão em seu dia a dia: Roberto Jank, da Agrindus e da Letti; Maurício Coelho, do Grupo cabo Verde; Marcelo Branquinho, da Fazenda Cobiça e Rodger Douglas, do Grupo Sete Copas

Participe você também desta rica discussão sobre o presente e o futuro da produção de leite no Brasil!

Fazendo sua inscrição no Fórum MilkPint Mercado On Line (que será realizado nos próximos dias 27 e 28 de abril), você terá acesso a esta discussão e a outros temas que ajudarão a definir as estratégias futuras de sua empresa em 2021.

Mas fique esperto: O lote vira amanhã! Aproveite a oportunidade de adquirir informações importantes e não perca o valor promocional de primeiro lote.

Faça já aqui a sua inscrição e prepare-se melhor para o incerto futuro do mercado lácteo brasileiro!

Fonte: milkpoint