Notícias

Milho e soja: Rabobank não prevê superciclo de preços e estima inflação a curto prazo no Brasil

21/05/2021

Apesar das expressivas altas das commodities observadas desde o ano passado, o Rabobank Brasil não acredita que o mercado esteja vivendo um novo “superciclo” de preços.

Ontem (18/05), durante a live do Valor Ecnômico, o economista-chefe do banco, Maurício Une, afirmou que há uma demanda muito aquecida com a ajuda de pacotes de estímulo em diversos países, porém as cotações atuais ainda estão abaixo do patamar registrado no início dos anos 2010, por exemplo.

“Desde 2001 até 2011, o Commodity Research Bureau (CRB) cresceu cerca de 180%. Desde abril do ano passado até agora, o CRB cresceu 55%. É pelo menos um terço do que foi aquele grande impulso lá atrás”, pontuou o economista.

Para Andy Duff, gerente do departamento de pesquisa e análise setorial do banco, as fortes valorizações da soja e do milho na bolsa de Chicago, por exemplo, que superam 90% nos últimos 12 meses, também refletem a reconstrução do rebanho de suínos da China, maior país produtor da proteína do mundo e que vem se recuperando de uma severa crise provocada pela peste suína africana.

“A queda do rebanho da China, que era metade do rebanho mundial, gerou uma mudança enorme e a necessidade de importar carne. Isso engatilhou todas as mudanças que estão por atrás dessa elevação de preço”, afirmou Andy.

Outra questão, de acordo com Duff, é que a modernização da criação de suínos no país asiático, com uso maior de ração, deverá continuar a sustentar uma demanda expressiva por soja e milho nos próximos anos.

 

Pressão inflacionária

A alta dos preços internacionais também continua a gerar temores acerca da pressão inflacionária que exerce no Brasil e no mundo. Para Maurício Une, o movimento deverá ser passageiro.

“Por mais que a gente veja políticas [de estímulo] para tentar retomar o patamar [das economias] de antes da pandemia, vemos esses efeitos de curto prazo. É mais uma razão pela qual não teremos uma segunda ‘pernada’ para sustentar um novo ‘superciclo’”, comentou.

No Brasil, a previsão do Rabobank é de inflação de 5,2% em 2021 e em torno de 3,5%, dentro da meta, em 2022. Para 2021, a estimativa da instituição é que de o Banco Central permanecerá vigilante no controle da política monetária, chegando a elevar a taxa Selic em 5,5% ao ano (hoje em 3,5% a.a.).

Ainda sobre a inflação no país, o banco não acredita que o governo adotará medidas de controle sobre as exportações para tentar derrubar os preços dos alimentos — como acaba de ocorrer na Argentina, onde o governo suspendeu as exportações de carne bovina por 30 dias.

Para Andy Duff, o mais provável é que o executivo brasileiro continue a suspender tarifas de importação de produtos em vez de restringir as vendas ao exterior.

Para finalizar, os economistas afirmaram que o setor agropecuário do Brasil conseguiu pelo menos dois anos de margens expressivas, o que dá fôlego para que os produtores de agroindústrias possam investir em tecnologia para ter mais competitividade para quando o preço internacional das commodities arrefecer.

Fonte: milkpoint