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Uruguai: receita com exportação de lácteos cresceu 13%

15/06/2021

O faturamento do setor de lácteos uruguaio no acumulado até maio deste ano, cresceu 13%, com  maiores volumes de leite em pó integral, leite desnatado e manteiga, segundo relatório do Instituto Nacional do Leite (Inale) do Uruguai.

O valor gerado com as exportações foi de US $ 266,3 milhões (R$  R$ 1.346,01). O volume de leite integral no período da comparação anterior cresceu 10%, cobrindo 54,2 mil toneladas que geraram US $ 175 milhões (R$ 885,36 milhões), com um valor médio por tonelada de US $ 3.442 (R$ 17,41).

No caso do leite em pó desnatado, o volume vendido cresceu 2,2%, somando 4,6 mil toneladas por US $ 135,5 milhões (R$ 685,52 milhões) com um valor por tonelada de US $ 3.086 (R$ 15,61). Paralelamente, na categoria de queijos, o volume vendido caiu 1%. Foram embarcadas 10,4 mil toneladas por US $ 41,9 milhões (R$ 211,98 milhões) e o valor por tonelada ficou em US $ 4.194 (R$ 21,22). 

Por fim, o volume vendido de manteiga cresceu 72% (eram 4,6 mil toneladas), gerando US $ 17,6 milhões (R$ 89,04 milhões). O preço mensal por tonelada atingiu US $ 4.088 (R$ 20,68).

 

Mercados

No âmbito do Fórum Inale 2021, o Engenheiro Agrônomo, Gabriel Giudice, técnico da Inale, descreveu o contexto internacional do mercado de lácteos. De acordo com ele, o crescimento do leite mundial entre 2.000 e 2019 foi de 2% ao ano e estima que de 2021 a 2022 crescerá 1% nas regiões exportadoras. “A produção mundial nunca parou de crescer”, afirmou.

Vários analistas no mundo estimam que o consumo aumentaria 2,1% e ofertaria 1%. Em suma, a demanda vai superar a oferta, o que geraria cenários positivos para os produtores nos próximos anos. O Uruguai exporta cerca de US $ 650 milhões (R$ 104,62 milhões). Contudo, atualmente as exportações são d  US $ 700 milhões (R$ 3541,44 milhões) e estima-se que o valor gerado pelo setor lácteo chegará a US $ 800 milhões (R$ 4047,36 milhões). “O grande negócio do Uruguai é a venda de leite em pó integral."

Os principais mercados são Argélia e Brasil, disse o palestrante. Ele mostrou que, no último ano, “Brasil e Argélia, China e Cuba cresceram nas compras de leite em pó integral. O queijo, exceto na Rússia, caiu em todos os destinos em relação à média dos últimos quatro anos. O Brasil é o segundo destino do leite em pó e o primeiro dos queijos. É um mercado de US $ 500 milhões (R$ 2529,60 milhões) e o Uruguai vende US $ 200 milhões (R$ 1011,84 milhões) ”, acrescentou Giudice.

Por sua vez, a Argélia é o primeiro destino de leite em pó integral do Uruguai. “É um mercado de US $ 1.400 milhões (R$ 7,08 milhões) e o Uruguai entra com US $ 200 milhões ( R$ 1011,84 milhões). É o quarto maior importador do produto no mundo e responde por 4,2% do leite mundial. Precisa importar 51% de sua produção para atender a demanda. Você vai comprar lácteos por muito tempo”, avaliou o especialista da Inale. O Uruguai vende cerca de US $ 80 milhões (R$ 404,74 milhões) anuais no mercado argelino.

No caso da China, é o maior importador mundial de leite em pó e laticínios, com 21,8% do leite produzido no mundo. É um mercado de cerca de US $ 6,3 bilhões. (R$ 31,87 bilhões). Por fim, a Rússia cobre 25% de seu consumo com importações e “o Uruguai está vendendo cerca de US $ 50 milhões (R$ 252,96 milhões”, disse Giudice.

Fonte: milkpoint