Notícias

Sensor de smartphone para detecção local de E. coli no leite

21/07/2021

Uma nova ferramenta de smartphone para detectar Escherichia coli no leite foi desenvolvida na China.

Um artigo no Journal of Dairy Science mostra que pesquisadores do Key Laboratory of Dairy Science, Ministério da Educação, College of Food Science, Northeast Agricultural University, Harbin, na China, criaram um aptasensor colorimétrico baseado em smartphone, que foi uma ferramenta eficiente para a detecção de Escherichia coli O157: H7 em leite.

Ferramentas de teste eficazes para Escherichia coli O157: H7 podem prevenir surtos de doenças transmitidas por alimentos. Os cientistas desenvolveram o aptasensor usando nanopartículas de ouro funcionalizadas (GNP) e nanotubos de carbono de paredes múltiplas (MWCNT) para monitorar  Escherichia coli  O157: H7 no leite.

O pico máximo de absorção do GNP ligado ao aptâmero (Apt) gerou uma transformação evidente de 518 a 524 nm. O excesso de GNP-Apt foi removido por MWCNT funcionalizado, magnetizado com pó de carbonil ferro (CIP) e hibridizado com uma sonda de DNA, enquanto o GNP-Apt imobilizado em Escherichia coli O157: H7 permaneceu no sistema.

Na presença de uma solução com alto teor de sal, o GNP-Apt que capturou  Escherichia coli   O157: H7 permaneceu vermelho, mas o GNP-Apt livre agregou-se e apareceu em azul. Os resultados cromogênicos foram analisados por um dispositivo colorimétrico baseado em smartphone que foi fabricado com placas de acrílico, um diodo emissor de luz e um pacote de energia móvel.

Os pesquisadores disseram que o aptasensor exibiu boa reprodutibilidade e nenhuma reação cruzada para outras bactérias. Uma concentração de 8,43 × 103 cfu/mL de Escherichia coli  O157: H7 pode ser testada em cultura pura e 5,24 × 102 cfu/mL de  Escherichia coli  O157: H7 pode ser detectada em leite contaminado artificialmente após uma hora de incubação.

Esta foi a primeira tentativa de usar um aptasensor colorimétrico baseado em smartphone empregando a captura de GNP-Apt juntamente com a separação da sonda MWCNT @ CIP para detectar Escherichia coli O157: H7.

Fonte: milkpoint