Notícias

Sete segredos de fazendas leiteiras de alto rendimento na China

21/07/2021

De acordo com as estatísticas, as fazendas de leite de maior rendimento na China são as chamadas fazendas de grande escala, ou seja, com milhares de vacas. Muitas dessas fazendas têm rendimento médio próximo a 12.000 kg por vaca por ano e a fazenda com maior rendimento médio na China, em 2020, tinha 13.654 kg/vaca/ano. Isso é especialmente impressionante,  visto que a fazenda, chamada Chifeng AustAsia, tem milhares de vacas.

Ao olhar para os dados das grandes empresas agrícolas, uma delas se destaca, a empresa agrícola AustAsia que possui 8 fazendas leiteiras na China, e a fazenda Chifeng é uma delas, com 91.000 vacas. As vacas desta empresa agrícola rendem em média 12,6 toneladas.

Mas como as fazendas chinesas mudaram tão rapidamente de vacas de baixo rendimento para vacas de alto rendimento em apenas algumas décadas? Existe uma linha comum:

 

1) Minimizando o estresse

Um dos principais segredos do sucesso é respeitar os animais e fazer o possível para minimizar o estresse do rebanho. Aqui é importante não apenas prestar atenção às vacas em lactação, mas também prevenir e controlar o estresse de outras vacas não lactantes.

,Mas o que isso significa? Resumindo, significa focar em coisas como o projeto da fazenda, a produção diária, estar atento a todas as etapas da criação da vaca leiteira e manter o ambiente limpo e seco.

Também se certificar de que a ventilação funciona em todos os momentos; a densidade é correta, a água potável é boa e acessível; os animais não estão sofrendo de estresse por calor ou frio; a infecção de cascos e mastite é mantida na frequência mínima e que os animais mudam de grupos de forma correta para que eles não fiquem estressados por causa disso.

 

2) Alimentação controlada

Produtores e gerentes de fazenda devem prestar atenção ao manejo detalhado da alimentação controlada. Não apenas ao refinamento da fórmula da ração, mas também ao manejo refinado do processo de alimentação.

A verificação de TMR deve ser realizada uma vez por mês para verificar os detalhes das lâminas, brocas, se há cantos mortos durante a mistura, se a alimentação pode ser jogada para fora, etc., para monitorar a precisão do carregamento e alimentação de TMR e monitorar a uniformidade da mistura.

Além disso, entender as possíveis mudanças nas matérias-primas utilizadas e otimizar a fórmula de mistura da ração adequada para a fazenda. Para alcançar vacas de alto rendimento, o requisito de volumoso deve ser claro e, especialmente, a proporção de FDN do volumoso na matéria seca e digestibilidade do FDN. Também é importante monitorar o consumo de matéria seca do rebanho e a quantidade de sobras.

O fornecimento de volumoso de alta qualidade aumenta o CMS de vacas em lactação, mas se o volumoso não for bom e não houver um manejo detalhado em relação à alimentação, o consumo de matéria seca será menor. Então, o pico de ordenha na lactação, essencial para um alto rendimento, definitivamente não será atingido.

 

3) Frequência de ordenha e alimentação

É de conhecimento que a frequência de ordenha influencia positivamente o rendimento das vacas. A maioria das fazendas chinesas leite ordenha 3 vezes ao dia e algumas até 4 vezes, como é o caso na fazenda de maior rendimento na China mencionada anteriormente.

Mas a frequência de ordenha por si só não é suficiente, a frequência de alimentação também tem um grande impacto no rendimento - empurrar a ração até 16-21 vezes por dia é uma tendência principal na China.

 

4) Funcionários qualificados

Um dos benefícios claros das fazendas em grande escala é o fato de que essas fazendas podem ter seus próprios conselheiros e veterinários trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana nas fazendas. Isso resulta em alta profissionalidade e rápida busca de soluções para possíveis problemas.

Na AustAsia um dos elementos-chave é a nutrição dos animais e uma equipe nutricional própria se encarrega das receitas de ração para todos os grupos. Existem equipes de criação, de veterinários etc. Essas equipes qualificadas garantem o melhor resultado possível a qualquer momento.

 

5) Foco na reprodução

Para aumentar o rendimento, deve haver um grande foco nos resultados de reprodução adequados, e a taxa de prenhez de 21 dias de uma boa criação é> 30%. Para garantir o aumento contínuo da produção, os produtores devem focar no futuro e minimizar a produção de descendentes de vacas com baixa qualidade genética e permitir que essas vacas sejam inseminadas com gado de corte.

 

6) Boa gestão geral

Todos os itens acima requerem que os produtores ou gerentes tenham conceitos de gestão avançados e habilidades para administrar adequadamente. Um dos principais elementos de uma gestão boa e estável é o uso do princípio SOP e LEAN, um sistema de gestão que é seguro dizer que a maioria, senão todas as fazendas de grande escala na China adotaram, o que levou a resultados notáveis.

 

7) Boa estrutura agrícola

Outra razão digna de nota para a produção leiteira de alta produção é o agrupamento de fazendas. Um bom exemplo é a pecuária leiteira na província de Ningxia. A província de Ningxia está se tornando uma área dominante na produção de laticínios na China depois que as autoridades, há apenas alguns anos, decidiram se concentrar especificamente na indústria de laticínios e transformá-la em uma indústria-chave para a província.

Ao fazê-lo, a província tem proporcionado boas condições para o crescimento e expansão das explorações agrícolas e, no final de 2020, o número de vacas leiteiras na região atingiu 574 mil, um acréscimo de 137 mil vacas em apenas um ano. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento do processamento de laticínios também melhorou rapidamente na província.

Além disso, esse foco especial por parte das autoridades levou à construção de muitas novas fazendas leiteiras em grande escala e agora mais de 66% das fazendas têm mais de 1.000 vacas leiteiras. O rendimento médio de todas as vacas da província ultrapassou os 9.000 kg, colocando a província de Ningxia entre as primeiras do país.

O rápido desenvolvimento da pecuária leiteira em Ningxia também mostrou resultados notáveis, que é a mudança dos produtores de leite mais antigos da província. Eles mudaram sua maneira de cultivar e se voltaram para o controle de detalhes e o gerenciamento controlado, ambos participando de sessões de treinamento, mas também aprendendo uns com os outros.

Fonte: milkpoint