Notícias

Inflação dos alimentos volta, agora com o leite

22/07/2021

A inflação dos alimentos voltou a subir, e o aumento vai sendo intercalado entre diversos produtos durante o ano. Foram as carnes óleo de soja, cereais e agora volta o leite.

Nos últimos 30 dias, os preços do leite e derivados subiram 5% para os paulistanos. Essa alta ajudou a taxa média de inflação do setor de alimentos a saltar para 0,84% no período. Caso permanece nesse patamar até o final do mês, será a maior desde janeiro. Os dados são da  Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). 

alta dos preços do leite para o consumidor reflete uma série de pressões no campo. Há uma redução na oferta do produto devido à forte seca em algumas regiões produtoras, de acordo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Além disso, os elevados custos de produção, provocados pelo dólar, aumentaram o valor dos insumos de produção, retirando a competitividade de muitos produtores.

Parte deles, devido a esses custos, deixou de fazer investimentos na atividade, o que ajuda a reduzir ainda mais a oferta do produto no mercado. O dólar, ao mesmo tempo em que força uma alta nos custos de produção, incentiva as exportações. As vendas externas deste primeiro semestre foram 46% superiores às de igual período de 2020.

Já as importações ainda são superiores às de janeiro a junho de 2020, contudo perderam fôlego perante as de julho a dezembro do ano passado, registrando queda de 41%. O litro do leite, que está a R$ 2,20 no campo, tem uma evolução acumulada de 34%, na média de janeiro a junho últimos, em relação a igual período de 2020, segundo o Cepea.

E as altas não param por aí. Os dados deste mês já indicam que a valorização do leite continuará no campo, e o produtor deverá receber 5% a mais neste mês para o leite entregue às indústrias em junho.

Apesar desse aumento no campo, muitos produtores perderam margem. Segundo os analistas do Cepea, as indústrias, apertadas pela queda de renda dos consumidores e pelas vendas menores no varejo, regulam os repasses para os produtores.

A alta dos preços dos grãos e dos insumos, esta última ocasionada pelo dólar, fez com que os custos do produtor, na média nacional, subissem 11,5% nos seis primeiros meses deste ano, em relação ao primeiro semestre de 2020.

Fonte: milkpoint