Notícias

Europa tem novo projeto para tornar pecuária mais sustentável

22/10/2021

Transformar o sistema alimentar da Europa para cumprir a meta do Acordo Verde da União Europeia (UE) de se tornar o primeiro continente do mundo neutro para o clima até 2050 não é uma tarefa fácil. Globalmente, a agricultura emite cerca de um terço de todos os gases de efeito estufa, e a pecuária sozinha é responsável por aproximadamente 70% gases de efeito estufa emitidos pela agricultura na Europa.

Um novo projeto de pesquisa com 28 parceiros de toda a Europa visa, portanto, tornar a pecuária mais sustentável. O projeto chama-se Pathways e recebeu EUR 9 milhões (US$ 10,47 milhões) do  EU Framework Programme for Research and Innovation, Horizon 2020. "No projeto, agricultores, pesquisadores e outros especialistas trabalharão juntos para desenvolver métodos e diretrizes sobre a melhor forma de desenvolver a pecuária europeia para torná-la significativamente mais sustentável no futuro. É importante para o sucesso do projeto que os produtores locais tomem posse dos novos métodos, para que possamos desenvolver cenários comuns de como as fazendas de gado podem se desenvolver realisticamente em uma direção positiva", disse o professor Claus Grøn Sørensen do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação, responsável pela parte da Universidade de Aarhus do projeto.

A colaboração entre os parceiros do projeto, produtores locais e outras partes interessadas terá lugar em 16 centros de prática, ancorados localmente em toda a Europa. Nos vários centros, esforços serão feitos para resolver os desafios e problemas específicos que as fazendas podem enfrentar hoje em seus esforços para aumentar sua sustentabilidade.

As soluções serão compiladas em diretrizes e padrões que podem ajudar outras fazendas a iniciar uma transição sustentável. Os padrões incluirão propostas específicas para iniciativas de sustentabilidade com foco no clima, pecuária, tecnologia, lucratividade, mentalidade do consumidor, etc.

"Precisamos repensar o projeto do sistema para a criação de animais em todos os níveis, a fim de permanecer dentro dos limites planetários e, ao mesmo tempo, atender às necessidades de uma população crescente. Os caminhos apoiarão essa transição, demonstrando as melhores práticas e fornecendo ferramentas inteligentes", afirmam os coordenadores gerais do projeto, o Professor Harry Blokhuis e o Dr. Laurence Smith da Universidade Sueca de Ciências Agrícolas, SLU.

O projeto Pathways apoia a Estratégia Farm to Fork da UE, o cerne do Acordo Verde, ao projetar caminhos de transição que atendam às demandas da sociedade por alimentos de origem animal resilientes, seguros e nutritivos, ao mesmo tempo em que reduzem os impactos ambientais e promovem a sustentabilidade no setor pecuário europeu.

O projeto é coordenado pela SLU e terá duração de cinco anos. O projeto conta com um total de 28 parceiros de 12 países, incluindo universidades, institutos de pesquisa, ONGs, grupos de reflexão, PMEs, associações comerciais e empresas multinacionais. Além disso, um grande número de fazendas locais será incluído no projeto, uma vez que os 16 centros de prática tenham sido estabelecidos.

Os parceiros dinamarqueses no projeto são Danish Crown, Arla, Seges e o Departamento de Agroecologia e o Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade de Aarhus.

Fonte: milkpoint