Notícias

Associações Gadolando e Jersey-RS deixam Conseleite por ora

24/11/2021

Em reunião realizada na última sexta-feira, 19 , a Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) e Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul (Jersey-RS), decidiram, conjuntamente, em não participar, por ora, das reuniões do Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Estado do Rio Grande do Sul (Conseleite-RS).

Em nota emitida pela assessoria de imprensa da Gadolando e assinada pelos presidentes das duas associações, Marcos Tang (Gadolando) e Cláudio Martins (Jersey-RS), as entidades afirmam que não podem continuar apoiando a metodologia Conseleite, pois favorece apenas o segmento industrial da cadeia.

"Tal decisão deve-se ao fato das entidades não concordarem com o presente modelo de discussão que leva à conclusão do preço base do leite, pois as indústrias trabalham com dados altamente atualizados e não admitem o mínimo prejuízo ou diminuição de lucro enquanto os dados do custo de produção são desatualizados e o produtor não tem paridade de disputa para amenizar o seu prejuízo. Assim, as entidades entendem que não podem continuar endossando um índice que só interessa ao segmento industrial", esclareceu a nota. 

Fonte: milkpoint