Consorciadas

No ano de 1844, em meio a Revolução Industrial, os trabalhadores buscavam uma alternativa econômica para atuarem no mercado frente ao capitalismo ganancioso que os submetiam a preços abusivos. Surge então o Cooperativismo, que desponta como uma forma de economia comunitária e democrática que pratica ajuda mútua, ações em conjunto, solidariedade, democracia e participação, uma ampla mudança estrutural que pudesse resultar em melhores condições de trabalho para os proletários. Em 20 de Julho de 1963, 40 produtores fundaram a Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu. Hoje, prestes a completar 50 anos, a COOPERVAP, uma empresa genuinamente paracatuense, se tornou uma das maiores potências da região. Com faturamento anual de mais de 180 milhões de reais, o quadro social é formado por mais de 2 mil associados, a cooperativa emprega 500 funcionários diretos, é fonte de renda para o estado e município gerando mais de 22 milhões de reais em Tributos e encargos sociais.

Para a Organização do Quadro Social, em 1990 foi criado o Comitê Educativo da COOPERVAP, com o objetivo de estabelecer um processo de comunicação e integração entre os associados, deles com a cooperativa e vice- versa, realizando a cooperação e viabilizando as atividades individuais e coletivas. As ações realizadas pelo Comitê Educativo resultam em cooperados mais participativos e conscientes dos resultados, despertando o comprometimento na realização de um planejamento conjunto e projetado para o futuro, com melhorias tanto para o associado quanto para a cooperativa.

A COOPERVAP está trabalhando com o produtor na busca da qualidade do leite e no aumento da produtividade seguindo o programa de assistência técnica gratuita LEITE A PASTO – EDUCAÇÃO CONTINUADA. Implantado em 2008, o programa se desenvolve através das instruções do Professor Edmundo Benedetti e orientações dos alunos de Medicina Veterinária da Universidade de Uberlândia, sendo acompanhado de perto pelos técnicos da COOPERVAP.

O programa estimula a produção de leite a baixo custo e atende 200 famílias associadas que vivem da atividade leiteira.

O Leite a Pasto foi o grande responsável pelo aumento da captação da Usina de Laticínios da COOPERVAP que em Dezembro de 2010 bateu o récorde de 220 mil litros/dia.

Em dois anos de projeto, os associados já colhem os primeiros frutos do trabalho desenvolvido para melhorar de vez a vida do pequeno produtor, que através do manejo, transformou sua propriedade numa pequena empresa, obtendo resultados satisfatórios nos setores financeiro, técnico e social.

A COOPERVAP desenvolve importantes serviços em vários segmentos econômicos da cidade. A Unidade de Industria Láctea fabrica os Produtos Paracatu e recebe de seus associados mais de 200 mil litros de leite por dia processando 2,7 milhões de litros por mês. Em 2010, foram industrializadas 1.600 toneladas de derivados como queijos, manteiga, doce de leite, requeijão cremoso e em barra e iogurte. Foram produzidos 14,6 milhões de litros de leite pasteurizado e longa vida, comercializados em Paracatu, Brasília e em algumas cidades do Estado de Goiás. Recentemente, a ampliação foi concluída, um investimento de mais de 2 milhões de reais , que proporcionou o aumento da produção, além da conquista de novos mercados. Com o aumento da produtividade, a área de recepção do leite passou por adequações, e hoje tem capacidade para descarregar três vezes mais matéria prima. A processo de produção funciona dentro das normas estipuladas pelo governo federal e trabalha com todos os Programas de Qualidade exigidos pela Normativa 51 do Ministério da Agricultura.Os Produtos Paracatu são testados e monitorados periodicamente passando por análises Microbiológicas e Físico- químicas. A indústria possui o Sistema de Gestão Ambiental com a destinação correta de todos os resíduos sólidos gerados no processo de fabricação, reaproveitamento da água, monitorações freqüentes, uso da lenha de eucalipto licenciada pelo IEF e tratamento de todo o efluente líquido gerado. Recentemente, foi adquirida uma nova caldeira com filtro Ciclone que reduz a emissão de material particulado e o consumo de lenha. A cooperativa trabalha em harmonia com o meio ambiente e se preocupa com a sustentabilidade ambiental de sua indústria. Pela qualidade oferecida ao consumidor, os Produtos Paracatu são reconhecidos em todo país e já conquistaram lugares de destaque em 22 congressos por todo o Brasil. Com os novos investimentos que fomentaram a produção somados aos recordes de captação, em 2010 foi possível proporcionar aos associados a maior recuperação do preço do leite da história da COOPERVAP. Foram 3 milhões e meio de reais repassados aos produtores que colaboraram para o crescimento do município, aquecendo o comércio e a economia.

Os associados são assistidos na produção de grãos, outra importante atividade exercida pela COOPERVAP que possui duas unidades de armazenamento certificadas pelo Ministério de Agricultura. Uma em Paracatu, com capacidade para armazenar 40 mil toneladas e a outra na Região do Entre Ribeiros que armazena 28 mil toneladas. Elas oferecem serviços de classificação, padronização, armazenamento, beneficiamento, industrialização e comercialização de arroz, feijão, soja, sorgo, milho e café. Em 2010, a Unidade recebeu investimentos de 1 milhão de reais e com a aquisição de novos equipamentos, a Fábrica de Rações COOPERVAP alcançou a produção mensal mais de 1.500 toneladas São produzidos 22 tipos de ração, sendo 6 só para vacas leiteiras, um concentrado de qualidade e alto valor nutritivo.

O cooperado conta com a Fábrica de Suplementos Minerais que hoje produz mais de 150 toneladas por mês.

A loja "Comercial Agrícola" realiza a venda de sementes, adubos e defensivos agrícolas que hoje, estão armazenados em local adequado.

Com a Unidade de Suprimentos, a COOPERVAP atua no setor comercial oferecendo produtos e serviços escenciais para a comunidade. Uma estrutura que possui um moderno e amplo Hipermercado com açougue, lanchonete, loja de confecções e sessão de hortifruti. São mais de 10 mil itens com preços e condições acessíveis aos cooperados e funcionários, conveniados de empresas e órgãos públicos, e consumidores diretos. Reinaugurada em novo local, a Drogaria COOPERVAP oferece medicamentos em geral e perfumaria. A Loja Veterinária possui mais de 2 mil itens entre rações, produtos veterinários e ferramentas. Os clientes contam com dois Postos de Combústíveis, um no centro da cidade e o outro na BR 040, que foi inaugurado no ano de 2009. Os postos levam a marca da Petrobrás e oferecem qualidade e segurança nos serviços prestados.

Cumprindo o sétimo princípio do cooperativismo que é o interesse pela comunidade, a COOPERVAP exerce um importante papel de responsabilidade social, respeito ao ser humano, ao consumidor e à ética nos relacionamentos de mercado. A cooperativa apóia entidades filantrópicas através de patrocínios, doações e arrecadação de alimentos durante a realização da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Paracatu. O evento, que já é tradição, gera emprego e renda, aquece a economia do município, fomenta o comércio e o turismo, fazendo de Paracatu referência do agronegócio em toda região. Julgamentos de bovinos e eqüinos, shows musicais, cavalgadas, concursos, comercialização de máquinas e comidas típicas transformaram a ExpoParacatu na festa mais esperada pelos paracatuenses.

O Comitê Educativo promove a Semana do Cooperado, onde a COOPERVAP oferece toda estrutura para a realização de um evento que além de proporcionar a interação da cidade com o campo, valoriza o produtor que tem a oportunidade de comercializar seus produtos. Aberta ao público em geral, a Semana do Cooperado proporciona lazer e entretenimento através de competições, torneios e concursos entre as comunidades rurais.

O COOPERSHOW é a feira de produtos agropecuários promovida pela cooperativa que viabiliza a negociação do associado diretamente com empresas que trabalham com saúde animal, sementes, adubos, ferramentas e maquinário, além de apresentação de novas tecnologias com preços e condições acessíveis.

Na produção rural tudo está interligado numa grande cadeia de ações e a qualidade está presente em cada etapa, da fabricação de insumos a fabricação de alimentos que chegam a mesa do consumidor e a cooperativa se faz presente do preparo do solo à colheita, da alimentação do animal à produção do leite e derivados sendo responsável pelo sucesso econômico de todos.

E a COOPERVAP segue sua história vencendo desafios, superando obstáculos, satisfazendo necessidades econômicas e sociais comuns através de uma empresa coletiva e democrática que além de oferecer diferentes produtos e serviços fundamentais para a sociedade, gera emprego e renda, produz riqueza e desenvolvimento sustentável, respeita o meio ambiente e proporciona bem estar aos seus associados.

COOPERVAP – COOPERATIVISMO E TECNOLOGIA ALIADOS A FORÇA DO HOMEM DO CAMPO.

http://www.coopervap.com.br/