Consorciadas

A Copagro foi constituída em 28 de maio de 1967, a partir da reunião de 39(trinta e nove) produtores rurais, realizada na sede do Sindicato Patronal Rural de Luz as 12:00, localizado na época a Praça Marcos Evangelista de Rezende n.05, através dos termos do Decreto da Lei n.o 59 de 21 de novembro de 1966 e regulamentado pelo Decreto n.o 60.597 de 19 de Abril de 1967, passando a ser denominada Cooperativa de Produção Agropecuária de Luz ltda , com objetivos de classificar, vender e exportar a produção de seus cooperados, promovendo a defesa de seus interesses econômicos e profissionais, alem de seu bem estar social conforme a legislação em vigor.

Após votação e aprovação de forma unânime, foi formalizada a constituição da Cooperativa regida pelo estatuto aprovado pelos produtores. Foi estabelecido um capital mínimo no valor de NCR$3.800,00(três mil e oitocentos cruzeiros novos), dividido em 40(quarenta) cotas partes iguais para os 39 sócios. O procedimento para o registro e instalação da Cooperativa contou com a participação de dois representantes da FAREM e dois técnicos do departamento de cooperativismo. Entretanto, a data de fundação oficial da COPAGRO foi em 08 de Novembro de 1971.

Desde sua fundação a COPAGRO passou por algumas restaurações , sendo a primeira em 12 de Dezembro de 1971, como consta na Assembléia Geral Extraordinária, a fim de ratificar alguns erros praticados por falta de orientação e falta de um conselho de administração. Nesse sentido, a COPAGRO vem buscando construir um sistema forte de cooperativismo capaz de satisfazer as necessidades de seus associados, promovendo o desenvolvimento progressivo e a defesa de suas atividades econômicas.

Em 24/03/1990 a COPAGRO inaugura o posto de recepção e resfriamento de leite in natura, com o objetivo de proporcionar aos seus associados maior ganho por sua produção. A partir de 20/03/1992 a COPAGRO se torna filiada da Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais(CCPR-ITAMBE), passando a fornecer a produção de seus associados á central para ser processado e industrializado.