As equipes de P&D da Fonterra estão trabalhando para desenvolver produtos lácteos que ofereçam benefícios à saúde em torno da melhora da cognição, visão e até humor. Ouvimos Judith Swales, CEO da Fonterra Asia Pacific, para saber mais.
A cooperativa de laticínios da Nova Zelândia, Fonterra, direcionou seus esforços de inovação para enfrentar alguns dos desafios do estilo de vida que os consumidores enfrentam hoje.
O maior exportador de lácteos do mundo acredita que nossos estilos de vida estão impactando nosso desempenho. Longas horas de trabalho e mais tempo em frente às telas podem prejudicar nossos olhos, cérebro e corpo, observa a empresa de laticínios.
A luz azul de TVs, computadores, smartphones e tablets tem sido associada a problemas que vão desde distúrbios do sono até dores de cabeça e problemas com a saúde dos olhos. A Fonterra acredita que os laticínios podem fornecer uma solução. A empresa pretende alavancar sua experiência em inovação e nutrição de laticínios para desenvolver soluções que combatam a degradação cognitiva e quaisquer efeitos nocivos da luz azul.
A equipe, juntamente com cientistas do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Fonterra, está trabalhando em uma solução que pode ajudar as pessoas a melhorar seu desempenho cognitivo. “Pegamos o leite de nossos produtores e adicionamos outros ingredientes especiais, para criar um sistema de suplemento cognitivo, com o objetivo de melhorar o desempenho cognitivo das pessoas e aliviar seus níveis de estresse quando consumidos como parte de uma dieta saudável e equilibrada”, explicou Judith Swales, CEO da Fonterra Ásia-Pacífico.
‘Pacotes de nutrientes’ para melhorar o cérebro e o humor
As equipes de P&D da Fonterra usaram leitelho em pó produzido a pasto da Nova Zelândia como base para desenvolver novos ingredientes que trazem benefícios para a saúde do cérebro e dos olhos. Este é produzido usando uma mistura de creme de leite fresco e leite desnatado e tem uma “característica distintiva” que é rico em fosfolipídios. “Estamos pegando os principais componentes dos laticínios e adicionando-os a vitaminas e ingredientes à base de plantas, e registrando esses ‘pacotes de nutrientes’ que apoiam a cognição, o desempenho visual e o humor”, disse Swales.
Essa abordagem fez com que a Fonterra introduzisse três pacotes de ingredientes visando a saúde do cérebro e os resultados de gerenciamento de estresse.
Pro-Sight é um "pacote antioxidante de cuidados com os olhos" que apoia a saúde dos olhos e o desempenho visual. Combina luteína e zeaxantina – que ajudam a filtrar a luz azul e UV. Também contém vitamina A e riboflavina, que são importantes para manter a visão saudável.
ThinkSharp é um pacote de ingredientes que suporta funções cognitivas, incluindo memória e foco, principalmente sob estresse.
Enquanto isso, o StresLes ajuda a proteger as células cerebrais do estresse. Inclui vitamina C, vitamina B6 e riboflavina. A maior concentração de vitamina C está no cérebro, e o StresLes supostamente ajuda a proteger as células cerebrais do estresse, segundo esta publicação.
“O próximo passo é pegar esses três pacotes de nutrientes e desenvolver soluções que possam melhorar a cognição das pessoas. Então, observe este espaço.” Além de expandir seu portfólio de ingredientes, a Fonterra indicou que pretende aproveitar os lançamentos de produtos voltados para o consumidor no espaço de saúde e bem-estar.
A cooperativa de propriedade de produtores disse que os esforços de inovação e a comercialização de sua propriedade intelectual a ajudarão a expandir no setor nutricional de alto valor. Os esforços incluíram seu recente lançamento em Cingapura da Nature, uma bebida láctea cultivada fortificada com vitaminas adicionadas e probióticos da Fonterra, visando o mercado de saúde intestinal. Planos para lançar novos produtos de consumo para melhorar a cognição, visão e estresse também estão em andamento.
Fonte: milkpoint