Notícias

Manifesto S.O.S Leite – Prata-MG

17/10/2017

Nesta segunda-feira 16/10/2017, realizou-se em Prata-MG um importante movimento em defesa do setor leiteiro no Brasil, especialmente em Minas Gerais.

Liderado pela Cooperativa dos Produtores Rurais do Prata - Cooprata, em parceria com sindicatos, produtores rurais, cooperativas de leite e a Fecoagro Leite Minas, o Manifesto S.O.S Leite – Balde cheio, bolso vazio, reuniu centenas de pessoas no parque de exposições da cidade de Prata. Entre as autoridades presentes estavam líderes de mais de 20 cooperativas de leite, prefeitos da região, presidentes de sindicatos rurais, representante do Sistema Ocemg, representantes da OCB, Dep Zé Maia, Dep Tenente Lúcio, Dep Domingos Sávio, Dep Marcos Montes e o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi.

No evento foram discutidas possíveis medidas que amenizem a crise vivenciada pelo setor leiteiro, entre elas o estabelecimento de cotas de importações de leite em pó dos países do Mercosul e compras institucionais de leite nas esferas municipais e estaduais.

O Presidente da Fecoagro Leite Minas, Vasco Praça, parabenizou a união dos produtores e cooperativas e em seguida entregou ao Ministro Blairo um ofício pleiteando a disponibilização de linhas de crédito emergencial e de longo prazo às cooperativas de leite do Estado.

O Ministro Blairo defendeu os produtores e disse acreditar na luta que busca salvar um dos setores mais importantes para a economia brasileira. Ouviu produtores e líderes, respondendo questionamentos e reafirmando seu apoio no Congresso.

Ao final, todos se dirigiram à Rodovia 153 onde o trânsito foi interditado temporariamente com auxílio da Polícia Militar e Rodoviária, para distribuição de leite e conscientização das causas manifestadas.