Notícias

Karma Food Co-op: cooperativismo canadense mais inclusivo, social e sustentável

30/08/2019

Toronto – Um casaréu, e aos fundos uma loja conceito, adorada e preservada por seus donos, colaboradores e voluntários. Localizada em uma rua estreita e pacata, num bairro onde a vizinhança é marcada pelas antigas casas e famílias “torontonian” – nascidos em Toronto – mas também pela diversidade de imigrantes que aqui se instalam – assim como minha esposa e eu. Há quase meio século sediada na mais populosa cidade do Canadá, depositando esforços e engajando sua comunidade local numa cultura sustentável por meio de seus princípios e práticas cooperativistas. Esta, é a Karma Food Co-operative.

Fundada em 1972, a Karma Co-op, – a mais antiga cooperativa de alimentos de Toronto – iniciou suas atividades num espaço de subsolo alugado e assim como outros tantos modelos de sucesso inclusive no Brasil, veio a adquirir sete anos depois, seu atual estabelecimento.

Se tornou “livre admissão” em fevereiro de 2014, quando abriu suas portas permitindo clientes não membros a fazerem compras em sua loja, sugerindo-lhes uma taxa adicional sob cada produto. Antes disso, apenas os membros desfrutavam dos serviços da cooperativa.

Atualmente possui aproximadamente mil membros ativos, e não é difícil encontrar casais e famílias que são associados desde o primeiro ano de existência da Karma. Veremos alguns motivadores depoimentos adiante.

Assim como todas as cooperativas ao redor do mundo, a Karma é uma cooperativa de propriedade de membros ou associados – termo mais comum no Brasil – administrada democraticamente e guiada pelos sete princípios globais.

Missão

A Karma tem como missão: criar e desenvolver uma comunidade de membros participantes ativos – promover uma conexão saudável com os alimentos dos quais nos alimentamos, as pessoas que as cultivam e as outras organizações que apoiam e compartilham suas crenças – cooperativamente educar-se sobre questões ambientais – exercer controle político e econômico sobre seus alimentos, operando uma loja de alimentos cooperativa viável.

Produtos

Aqui, os associados encontram mais de 4.000 (quatro mil) produtos disponíveis nas prateleiras, dentre eles, aproximadamente 400 estão disponíveis a granel.

Num ambiente bastante descontraído e informativo, além da enorme variedade de alimentos (grãos, laticínios, frutas, verduras e legumes, carne, alimentos congelados e preparados), também encontramos com facilidade um vasto leque de produtos voltados a culinária e cozinha, como os canudos de ácido inoxidável (incentivando o não consumo de canudos plásticos) e produtos para uso doméstico, saúde e beleza a exemplo dos shampoos, desodorantes, óleos e cremes à base de produtos naturais. 

Minha esposa e eu frequentamos a cooperativa tradicionalmente aos finais de semana. Adoramos os legumes frescos, grãos, as samosas e pakoras de vegetais e também é claro, os leites achocolatados. Carregamos tudo em nossa bolsa de compras – evitando o uso de sacolas plásticas.

Pedidos especiais também são muito bem vindos. Afim de atender todas as necessidades e desejos dos seus membros, a Karma disponibiliza em seu website um formulário para requisição de produtos especiais que não foram encontrados nas prateleiras e/ou até mesmos produtos que a cooperativa tradicionalmente não comercializa.

A Karma se mobiliza em prol do seu associado e após receber o formulário, faz as consultas e requisições diretamente aos seus fornecedores. O associado não precisa se mobilizar ou procurar uma outra instituição. Uma bela e reconhecida maneira de demonstrar na prática o quão importante o associado (dono) é para a cooperativa.

Cadeia de Cooperação

Prezando pelos interesses e expectativas de seus membros, a Karma exerce o sétimo princípio cooperativo da mais exemplar forma. Todos os produtos, sem exceção, disponíveis na cooperativa, são oriundos de pequenos agricultores e fornecedores da província de Ontário. Seria no cenário brasileiro, o exemplo de uma cooperativa sediada na cidade de Florianópolis que tivesse parcerias estreitas com produtores e fornecedores que estejam exclusivamente dentro do estado de Santa Catarina.

Uma de suas prioridades é apoiar estes pequenos agricultores e fornecedores, visando o desenvolvimento sustentável, social e econômico da comunidade, da cooperativa e dos próprios parceiros regionais, ou seja, todos se beneficiam nesta cadeia de cooperação.

Atualmente são aproximadamente 40 agricultores e fornecedores provendo produtos locais, da mais alta qualidade, frescos, orgânicos, eco-friendly e de troca justa – sem exploração.

Exemplo de boas práticas

Uma das principais filosofias da Karma é o “ZERO WASTE” na língua portuguesa – desperdício zero! A cooperativa encoraja seus membros a adotarem algumas simples iniciativas e práticas que colaboram grandemente para o não desperdício e consequentemente para um mundo sustentavelmente melhor. Algumas delas:

  • Incentiva seus membros a trazerem seus próprios recipientes e sacolas para reutilizar em seus produtos e para transportar itens a granel – ao invés de usar novos sacos plásticos ou novos recipientes;
  • Oferece itens sem embalagens – evitando o consumo desnecessário de plásticos;
  • No caixa, o colaborador pergunta ao associado se ele deseja seu recibo de compra – a cooperativa não apenas imprimi aleatoriamente. Além disso, há uma opção de encaminhar o recibo por e-mail – evitando o desperdício de papel.
  • Executa o máximo de reutilização possível e faz campanhas de reuso.
  • Reenvia aos fornecedores e produtores a maior parte dos seus recipientes a granel – incentivando a reutilização.
  • Sistema vermicomposto (processo de transformar desperdícios orgânicos em composto de alta qualidade): a cooperativa possui um processo de média escala que desvia muitos dos seus resíduos orgânicos. Os associados participam da colheita desse composto após este processo.

Orgulho de pertencer

Leia depoimentos de associados:

“Karen e Howard tem feito compras na Karma desde 1972 (ano de fundação da cooperativa). Eles amam o fato da cooperativa estar próxima deles e oferecer uma seleção de alimentos incluindo produtos orgânicos, locais e a granel. Eles também amam as pessoas que formam a comunidade Karma”. – Karma Food Co-op

“Eu amo o fato que eu sou dono da nossa cooperativa e que isso é baseado na CONFIANÇA”. – Bob (membro desde 1978)

“Os benefícios são imediatos e CRESCEM por toda a vida de seus membros”. – Andrea (membro desde 1991)

“Consumir não tem que ser um mal necessário – isto pode ser uma expressão de ESPERANÇA”. Jim (membro desde 1991)

“Karma permanece como exemplo, em que trata os alimentos como BENS COMUNS, em vez de mercadoria”. – Paul (membro desde 1997)

A experiência da família Giroto

Um mundo ainda a ser descoberto, mas aos poucos, temos nos permitido a conhecer e desenvolver um novo modo de vida conscientemente mais saudável e culturalmente mais sustentável.

A filosofia enraizada da Karma tem feito parte da nossa rotina e temos certeza que frutos melhores colheremos e geraremos também. Por intermédio da Karma, temos incluído em nossa alimentação produtos mais saudáveis, orgânicos, grão, sementes e frutas secas. Temos também aprendido a reutilizar ou evitar produtos plásticos, práticas conscientes e importantes por um planeta que através da sua mãe natureza suplica por ajuda.

Aderimos aos “potes plásticos” evitando o consumo de sacos plásticos descartáveis (single use). Trocamos nossas escovas plásticas por escovas de bambu. Não usamos sacolinhas para verduras, legumes e frutas “sacolas de feira”, fazemos uso de canudo de ácido inoxidável (não descartável) e também, retornamos para a Karma os potes de vidro e plásticos para serem reutilizados por seus fornecedores ou até mesmo por outros membros.

Nossa experiência tem sido muito divertida e estamos entusiasmados com a forma com que estamos nos inserindo na cooperativa e na comunidade. Temos contribuído com o modelo e ecossistema da Karma através dos nossos voluntariados e também com ideias e sugestões que visam gerar maior sinergia, oportunidade e resultado para toda a cadeia de cooperação.

Estamos aprendendo muito e adorando todas nossas experiências com a Karma!


                                 Thamiris e Augusto Giroto. Toronto – Agosto, 2019.

Fonte: Augusto Giroto, correspondente no Canadá – Redação MundoCoop