Notícias

China: demanda por lácteos está retornando

04/05/2020

Os serviços de alimentação foram atingidos duramente durante a quarentena de Covid-19 nas cidades e províncias mais populosas, mas começaram a voltar a partir da segunda metade do mês de março.

Chow ainda não tem informações sobre abril, mas acredita que as vendas voltarão ao volume normal entre maio e junho. Mais de 95% das lojas do Starbucks e de outros restaurantes ocidentais reabriram e bolos, doces e bebidas ricas em creme como chá macchiato possuem grande procura. “As lojas abriram mas os trânsito de clientes ainda não voltou ao normal”.

Chow participou de uma videoconferência do Executivo da Fonterra na Nova Zelândia, Miles Hurrell. Ele estava de férias nos Estados Unidos quando o vírus atingiu Wuhan e cidades chinesas começaram a estabelecer restrições para viagens. Sua família permaneceu nos EUA quando ele retornou para a China para lidar com os 1.800 empregados nos difíceis meses de janeiro, fevereiro e início de março.

Nenhuma equipe da Fonterra na China, incluindo os nove residentes em Wuhan, além de todos os trabalhadores das fazendas de leite da China, foi  contaminada pela Covid-19, disse ele.

As vendas dos produtos da Fonterra na China pelo comércio eletrônico aumentaram antes e nos primeiros dias do controle de circulação de pessoas. “Houve pânico inicial e compras para estoque de fórmulas infantis, manteiga, creme de leite e queijo”.

Durante a quarentena, os chefs da Anchor Food Professionals fizeram vídeos com foco nos clientes de serviços de alimentação e transmitiram também para os consumidores presos em casa. "Esses vídeos atraíram milhares de espectadores", disse Chow. 

O lockdown foi um momento para tentar coisas novas, algumas das quais podem não funcionar. As vendas de ingredientes da Fonterra e os embarques para a China ficaram estáveis em todo primeiro trimestre de 2020, embora a liberação na alfândega tenham diminuído.

Fonte: milkpoint