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Atualização do mercado lácteo dos EUA

18/05/2020

Nos EUA e no mundo, o impacto da Covid-19 continua sendo o assunto predominante em conversas e o principal fator de influência nos mercados lácteos globais. Nos EUA, a demanda por produtos lácteos destinados ao setor de alimentos – restaurantes, hotéis e serviços de catering – caiu drasticamente, pois os pedidos de que se fique em casa ainda permanecem em vigor na maior parte do país. Antes da Covid-19, cerca de 40% da manteiga e do queijo produzidos nos Estados Unidos eram utilizados em serviços domésticos. Um aumento na demanda do varejo à medida que os compradores passaram a comer em casa, foi bem-recebido, porém, não foi o suficiente para compensar o declínio consumido pelo setor de foodservice.

Isso acarretou em uma forte queda nos preços. Aproximadamente 94% do queijo e 96% da manteiga dos EUA são vendidos para o mercado interno, portanto, choques severos na demanda doméstica têm um forte impacto nos preços desses produtos. (O leite desnatado e soro de leite dos EUA geralmente são orientados para o mercado internacional, portanto, esses preços são regidos pelos fundamentos internacionais da oferta e demanda).

A ruptura da Covid-19 no setor de foodservice dos EUA aliada a forte produção de leite na primavera dos EUA, resultaram em um mercado com excesso de oferta. Assim sendo, processadores, cooperativas e produtores nem sempre conseguiram encontrar mercados para o seu leite. Então, uma parte foi desviada para a fabricação de produtos mais estocáveis, porém, em muitos casos, o leite precisou ser descartado como último recurso. No entanto, a indústria de lácteos dos EUA ainda está prontamente disponível para os mercados de exportação, ao mesmo tempo que a logística de transporte continua a funcionar relativamente sem maiores dificuldades.  

Fonte: milkpoint