Notícias

Somos Líderes

14/07/2020

Alessandra acredita no poder feminino e na capacidade da mulher de empreender e liderar. Wilson luta por um mundo sem pobreza, com mais educação e inclusão. Rafael  defende a sustentabilidade e quer levar um modelo de negócios mais justo e equilibrado para outras áreas do país. Já Amanda aposta na inovação para transformar o futuro das pessoas. Com diferentes sotaques e vivências, esses jovens têm um ponto em comum: foram escolhidos por seu perfil de liderança para serem os protagonistas do cooperativismo no futuro.

 Dezenas de pessoas de todo o Brasil estão tendo a oportunidade inédita de se prepararem para ocupar espaços de gestão dentro do cooperativismo. Com idades de 21 a 35 anos, jovens como Alessandra Soares (30), Wilson Figueiredo (35), Rafael Athayde (24) e Amanda Chiodi (22) foram escolhidos entre mais de 1,5 mil inscritos para participar do programa Somos Líderes, que teve início com um workshop, em Brasília, em outubro de 2019— mesma oportunidade em que os selecionados foram apresentados aos gestores do Sistema OCB.

 Durante seis meses, o grupo aprendeu sobre liderança, inovação, sustentabilidade, atuação no contexto do cooperativismo e da política. Na palestra de abertura do curso, eles ouviram a seguinte definição de liderança do embaixador especial da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para o cooperativismo, Roberto Rodrigues:

 “O novo líder não é apenas um intérprete, não é apenas um entendedor do que a média dos seus cooperados deseja. Ele é o propositor de projetos. O novo líder tem que rasgar o horizonte, enxergar à frente”.

 Ainda segundo Rodrigues, um bom líder deve ter não somente a capacidade de ouvir e entender as demandas das bases, mas também de tomar decisões com agilidade e antecipar soluções.

Vale destacar: os 35 jovens selecionados nesta primeira edição do programa Somos Líderes contaram com a ajuda e o apoio de mentores, escolhidos entre os dirigentes das cooperativas reconhecidas pelo Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2019, e também de mentores técnicos. E mais: terão orientação personalizada pelo prazo de dois anos após a conclusão do curso.



CONHEÇA ALGUNS DOS NOSSOS JOVENS LÍDERES

Nome: Alessandra Cristina Soares

Idade: 30 anos

Atuação profissional: conselheira fiscal da Cooates (Barreiros – PE)

 

Zootecnista de formação, Alessandra Cristina encontrou no cooperativismo o espaço para se desenvolver profissionalmente. “A ciência agrária ainda é uma área masculina. Passei por alguns desafios desde a graduação, como ser comparada o tempo todo com colegas homens. Somente quando entrei no cooperativismo, encontrei reconhecimento e fortaleci minha imagem de mulher trabalhadora. Hoje, além de ajudar outras mulheres do meio rural a se capacitarem, quero vê-las empoderadas”, afirmou.

Alessandra trabalha na Cooperativa de Trabalho Agrícola, Assistência Técnica e Serviços, localizada no município de Barreiros (PE). O empreendimento reúne 35 cooperados, entre zootecnistas, veterinários e agrônomos. Nossa jovem líder ingressou na cooperativa em 2013, desenvolvendo projetos que buscam geração de renda na agricultura familiar. “Participar do Somos Líderes será uma oportunidade de aprendizado e crescimento”, avaliou.


Nome: Rafael Athayde

Idade: 24 anos

Atuação profissional: vendedor na YouGreen Cooperativa (São Paulo – SP)

 

Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o cearense Rafael Athayde tem orgulho de trabalhar na única cooperativa do Brasil que oferece serviço de gestão de resíduos: a YouGreen

O jovem engenheiro químico mora em São Paulo, atua como vendedor de material reciclável e almeja ajudar a YouGreen a expandir esse modelo de negócio para outras cooperativas de catadores. “Tenho um sonho de levar uma franquia da YouGreen para o Nordeste. Minha região tem muito potencial”, explicou.

Rafael espera aprender a partir das experiências dos demais participantes do Somos Líderes e aplicar o conhecimento no seu cotidiano na YouGreen. Ele destacou, ainda, a oportunidade de ser orientado por “uma das referências do cooperativismo brasileiro”, o presidente da C. Vale, Ademar Pedroni, que faz parte do movimento há 55 anos.


Nome: Amanda Chiodi

Idade: 22 anos

Atuação profissional: analista de relacionamento com o cooperado Unimed Cascavel (PR)

 

Graduada em administração, Amanda Chiodi, 22 anos, interessou-se pelo Somos Líderes assim que ficou sabendo do programa. Mas ela tinha um receio: teria a liberação dos chefes, já que o programa previa cinco etapas em diferentes cidades?

A dúvida se transformou em surpresa dias depois. Antes mesmo de pedir autorização, Amanda recebeu uma orientação da área de recursos humanos da Unimed Cascavel para que se inscrevesse e fosse a representante da unidade no Programa.

A jovem ficou ainda mais animada ao receber a notícia de que tinha sido selecionada. “É muito bom encontrar com outros jovens do cooperativismo que vivem os mesmos desafios em diversas regiões do país e poder aprofundar no cooperativismo”, enfatizou Amanda, que também cursa um MBA em Estratégias Empresariais.

Atenta, durante o workshop em Brasília, ela anotou cada uma das dicas do mentor, o presidente da Sicredi Pantanal, Emerson Luís Perosa. “Será uma experiência bem rica, onde poderemos compartilhar conhecimento. Afinal, eu também posso aprender muito com a Amanda”, mencionou o dirigente.


Nome: Wilson Figueiredo

Idade: 35 anos

Atividade profissional: gerente de TI do Sicoob Credialto (Piumhi – MG)

 

Funcionário do Sicoob Credialto, Wilson Figueiredo iniciou a carreira na cooperativa, há 12 anos, como técnico em informática. Ele conta que cresceu profissionalmente com o desenvolvimento da própria organização. Depois de ingressar como técnico, em 2007, assumiu o cargo de analista em 2009 e, hoje, aos 35 anos, é o gerente da área de TI  — setor criado em 2016.

Wilson conta que o cooperativismo está em sua vida há muito tempo. Além de trabalhar em uma singular do Sicoob,  ele e o pai são cooperados há muito tempo. Engajado como todo bom líder, Wilson já foi professor voluntário na qualificação de adolescentes que buscavam o primeiro emprego.

Como profissional, seu principal objetivo é contribuir para levar educação financeira ao maior número de pessoas possível. “Estou honrado em poder compartilhar o que aprendi com outros jovens líderes. A geração de 2001 para a frente tem muita vontade de mudar o mundo e não tem receio de reivindicar, de questionar. São eles que vão mudar o mundo. Então, é uma honra contribuir para que a voz dos jovens seja ouvida”, disse.

Fonte: SomosCoop