Notícias

EUA: exportações de lácteos atingem recorde

14/07/2020

As exportações de lácteos dos EUA em maio atingiram uma alta de dois anos em termos de volume, com vendas recordes de leite em pó desnatado e embarques constantes e fortes de queijoslactose soro de leite.

O volume desses produtos totalizou 210.429 toneladas, um aumento de 18% em relação ao ano anterior, e foi o nível mais alto desde abril de 2018. O valor total das exportações de lácteos em maio foi de US$ 585,2 milhões, um aumento de 8% em relação ao ano passado. Nos primeiros cinco meses de 2020, o valor das exportações aumentou 12% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto o volume aumentou 10%.

"O forte desempenho foi superior às expectativas, à luz de bloqueios globais e interrupções no fornecimento devido à Covid-19", afirmam especialistas em marketing do Conselho de Exportação de Lácteos dos EUA (USDEC).

O USDEC diz que as vendas de leite em pó desnatado para o sudeste asiático quase dobraram e que a região agora responde por quase metade de todas as exportações de leite em pó desnatado. As exportações de leite em pó para o México, no entanto, caíram 28% em volume em relação a maio passado.

As exportações de queijo aumentaram 7%, tornando maio de 2020 o segundo melhor mês de todos os tempos. As vendas de queijo para o Japão aumentaram mais de 45% e para a Coreia do Sul mais de 40%. As vendas para Austrália China também dobraram, mas caíram no Oriente Médio, México e América Central.

Em uma base total de sólidos de leite, as exportações dos EUA foram equivalentes a 17,4% da produção de leite dos EUA em maio. Nos primeiros 5 meses do ano, esse número agora é de 15,5%.

Fonte: milkpoint