Notícias

Uruguai: dívida de produtores de leite é equivalente a todo o rebanho em produção

14/08/2020

A dívida dos produtores de leite do Uruguai com o setor financeiro, sem somar as indústrias de laticínios, é de mais de US$ 250 milhões, o que equivale a todo o rebanho de produção, cerca de 300 mil vacas, comentou o vice-presidente da Associação Nacional de Produtores de Leite (ANPL).

Apesar disso, Eduardo Viera disse que "o setor está pagando e a taxa de inadimplência é muito baixa, daí a confiança do sistema financeiro com a cadeia láctea". Ele explicou que muitos produtores usaram fundos de garantia para estender suas dívidas para dez anos.

Com as dificuldades econômicas estruturais que o setor acumula desde 2015, Viera garantiu que deve-se tentar buscar a rentabilidade e, para isso, foram apresentadas propostas ao Poder Executivo por meio do Instituto Nacional do Leite (Inale).

O vice-presidente da ANPL destacou que é preciso trabalhar para reduzir as tarifas de exportação. "No ano passado, a Conaprole pagou US$ 29 milhões em tarifas, o que significa mais alguns centavos por litro de leite durante o ano para o produtor", disse ele.

Além disso, ele considerou relevante um aumento no reembolso de impostos para as exportações de laticínios, passando de 3 para 6%, para que o setor não quebre. "Essa renúncia fiscal da economia se refletirá em mais produção e menos quebra de produtores", acrescentou.

Quer ficar por dentro do mundo lácteo por meio de um formato diferente? Siga o nosso canal no YouTube e acompanhe as nossas publicações! Vamos amar ver você por lá heart

Fonte: milkpoint